Home > Autoconhecimento > Empresa britânica apresenta concreto que drena a água e evita alagamentos
  • Autoconhecimento
  • Empresa britânica apresenta concreto que drena a água e evita alagamentos
  • Material extremamente poroso é instalado sobre camada de pedras, permitindo que o líquido siga até o solo, sem formar poças
  • Por Alessandro Reis

    Uma invenção desenvolvida pela empresa britânica Tarmac pode representar um avanço considerável para minimizar ou evitar alagamentos em cidades densamente povoadas e com poucas áreas de vegetação, a exemplo de São Paulo. Denominada Topmix Permeable, a tecnologia consiste em um novo tipo de concreto, altamente permeável, capaz de absorver grande quantidade de água ou outros líquidos em pouquíssimo tempo.

    Concreto especial ainda não é adequado a locais muito frios

    Para demonstrar que está falando a verdade, a empresa divulgou vídeo exibindo um caminhão despejando 4 mil litros de água em um estacionamento onde o concreto especial foi aplicado. Todo o volume é absorvido em aproximadamente 60 segundos, sem formação de poças.

    Em tempos de escassez hídrica, a novidade também traz um apelo sustentável, devolvendo a água ao solo, de forma a recuperar ou manter o nível de mananciais subterrâneos. A água passa primeiro pelo concreto super poroso e depois passa por uma camada de pedras para filtragem, até finalmente chegar ao solo.

    A companhia salienta que esse novo concreto ainda está em fase de testes e ainda não é adequado para locais muito frios, nos quais a água pode congelar, expandindo-se dentro dos poros e danificando todo o sistema de drenagem.

    Publicado em 30/09/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados