Home > Autodescoberta > Volkswagen traz para a realidade modelo criado para game
  • Autodescoberta
  • Volkswagen traz para a realidade modelo criado para game
  • O GTI Roadster Vision GT foi projetado como modelo virtual para o game Gran Turismo 6. Mas a VW foi além do digital e fez um protótipo real do carro
  • Por Jorge Meditsch

    A Volkswagen tirou do ciberespaço o projeto do GTI Roadster Vision GT e mostrou um protótipo do carro criado para o game Gran Turismo 6, da PlayStation3, num evento realizado na Alemanha no final do mês passado.

    O carro-esporte foi projetado em conjunto pela Volkswagen e a Sony Computer Entertainment a partir de um projeto escolhido entre várias propostas de designers da fabricante de automóveis.

    O GTI Roadster Vision GT tem um motor V6 de 3 litros biturbo com 503 hp e 560 Nm de torque. A força é direcionada para o asfalto através das quatro rodas, através do câmbio DSG de dupla embreagem com sete marchas. O carro chega aos 100 km/h em cerca de 3,5 segundos e atinge 309 km/h.

    A base para o desenvolvimento do carro foi o Design Vision GT, apresentado no ano passado. Mas o novo modelo, além da remoção do teto e de parte do para-brisa, tem linhas mais radicais – tudo a ver com o ambiente virtual – e uma pintura vermelha igualmente chamativa. A Volkswagen classifica o modelo como o “GTI mais espetacular de todos os tempos” – quem experimentar o carro no game poderá checar se é verdade.

    O V6 biturbo com 3 litros tem 503 hp. A tração é integral permanente e o câmbio de dupla embreagem tem seis marchas

    Para o diretor de design da Volkswagen, Klaus Bischoff, “o projeto do Vision GT foi uma fantástica oportunidade para esboçar ideias e elementos radicais de design para o Golf GTI”.

    O piloto e o passageiro do GTI Roadster Vision GT têm acesso ao interior através de portas que se abrem para o alto e para a frente. Os bancos esportivos ficam acomodados dentro de um monocoque de fibra de carbono inspirado em carros de competição, separados por uma barra central que aloja um extintor de incêndio. Os designers usaram poucos elementos decorativos no interior do carro – toques de vermelho e cinza – para criar uma atmosfera mais próxima a um carro de corridas verdadeiro.

    O piloto conta com um volante de quatro raios, revestido em Alcantara, montado numa longa coluna, totalmente exposta. Os instrumentos ficam sobre a coluna da direção, distantes do condutor.

    A versão concreta do GTI Roadster Vision Gran Turismo não será produzida para venda. Para quem gostou do carro, porém, é fácil experimentar suas qualidades na pista: o modelo virtual estará disponível para download a partir da metade de junho.

    Publicado em 05/06/2014

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados