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  • JAC J3: novo motor, flex e com mais fôlego
  • A vantagem do novo motor não é apenas ser flex. Ele é mais potente e elástico e tornou o J3 mais agradável de guiar
  • Por Gabriel Marazzi

    Tanto o JAC J3 hatch quanto o sedã Turin já haviam recebido um “tapa” estético no ano passado, o que resultou em um real ganho visual em ambos. Antes disso, foi introduzida uma versão do hatch, chamada de esportiva, que era equipada com o motor do J5, maior e mais potente. O JAC esportivo ganhou o nome de J3 S e ainda não estava disponível com a carroceria reestilizada. Mas agora está.

    Trocando o motor 1.3 (1.332 cm3) de 108 cv a 6.000 rpm pelo 1.5 (1.499 cm3) de 127 cv à mesma rotação, o chamado J3 Sport passava a ter, também, a tecnologia bicombustível Jet Flex, que no lugar do injetor de gasolina para partidas frias com o carro abastecido de etanol, tem um aquecedor de bicos injetores para auxiliar na partida com esse combustível. Ou seja, eliminou o tanquinho auxiliar de gasolina.

    Agora, já com a linha reestilizada, o JAC J3 volta a ter o motor 1.5 Jet Flex, desta vez equipando também o sedã Turin, que até agora só estava disponível com o motor 1.3 a gasolina. São os novos JAC J3 S 1.5 Jet Flex e J3 Turin S 1.5 Jet Flex. Os motores Jet Flex passarão a equipar toda a família de veículos da marca a partir deste ano. A linha J3 passa a ter agora quatro versões, hatch e Turin 1.3 a gasolina e hatch e Turin 1.5 Jet Flex.

    As novidades visuais do JAC J3 já eram conhecidas desde a reestilização, como os novos faróis e grade dianteira e o novo painel de instrumentos com iluminação vermelha, mais bonito e de leitura mais fácil. Ainda seguindo o apelo esportivo que o motor mais potente sugere, o JAC J3 s Jet Flex, tanto o hatch quanto o sedã Turin, têm a costura dos bancos e do volante feita com linha vermelha. O acabamento interno, de uma forma geral, melhorou.

    Motor: avanço real

    O acabamento interno melhorou. A direção, contudo, continua muito leve na estrada

    O melhor do carro, no entanto, é o motor 1.5 VVT, que fornece potência de 127 cv a 6.000 rpm (125 cv com gasolina) e torque de 15,7 kgfm a 4.000 rpm (15,5 kgfm com gasolina). Isso, é claro, comparado com o motor 1.3, de 108 cv, que deixava o carro “manco”. E ainda deixa, pois a versão continua a ser comercializado..

    O comando de abertura variável VVT, Variable Valve Timing, permite que se obtenha mais potência sem sacrificar o torque em baixas rotações, favorecendo o consumo de combustível em baixas rotações.

    Para se tornar bicombustível e resistir à ação oxidante da água do etanol, o motor do J3 S teve componentes substituídos em relação ao motor 1.5 original. E o sistema Jet Flex, que tem bicos injetores maiores para acomodarem os circuitos elétricos de aquecimento do etanol, foi desenvolvido pela Delphi.

    O melhor desempenho desse motor pode ser facilmente notado ao volante, principalmente no hatch, que é 40 kg mais leve que o sedã Turin. Relativamente silencioso, o motor VVT acelera firmemente até altas rotações, quando começa a ficar um pouco barulhento. As cinco marchas do câmbio manual estão adequadamente escalonadas. No geral, o carro é bom de ser dirigido, exceto em algumas situações, quando a direção fica muito leve, passando para o condutor muito das irregularidades do piso, ou quando as macias suspensões permitem rolagem excessiva em curvas.

    Equipamento e preços

    O carro é bem equipado, com ar-condicionado, sistema de áudio com MP3 e comandos no volante, sensor traseiro de estacionamento, alarme, chave tipo canivete com abertura remota das portas e rodas de liga leve de 15 polegadas.

    O JAC J3 S 1.5 Jet Flex tem preço sugerido de R$ 39.990, enquanto que o sedã J3 Turin S 1.5 Jet Flex tem preço sugerido de R$ 41.690. O único item opcional é a central multimídia, que pode ser instalada no lugar do rádio, por um acréscimo de R$ 1.000 no preço.

    Publicado em 19/04/2014

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