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  • Novo Edge: mais imponência e muito equipamento
  • Produzido no Canadá, o Edge agora vem para o Brasil em versão única superequipada, com preço competitivo ante concorrentes do segmento com pacotes semelhantes
  • Por Jorge Meditsch

    Pode parecer estranho, mas o novo Ford Edge, que está chegando este mês às concessionárias é um produto mais atraente que a versão anterior, apesar de ter o preço bem mais alto. O que acontece é que a Ford decidiu mirar no alto do segmento e conseguiu oferecer por um valor consideravelmente menor que o dos concorrentes, um pacote tecnológico e de equipamentos extremamente amplo.

    O nome Edge tem múltiplos significados e um deles é “vantagem”, algo que o carro oferece claramente. O preço é R$ 229.900, podendo chegar a R$ 239.900 se forem adicionados o grande teto solar panorâmico e os DVDs nas costas dos bancos dianteiros. Os modelos concorrentes com equipamento equivalente podem ultrapassar R$ 300 mil.

    Grande para os padrões brasileiros, no mercado norte-americano ele é considerado um SUV médio, próprio para famílias com até quatro pessoas. Da versão anterior para esta, o Edge cresceu alguns centímetros para todos os lados, o que aumenta sua imponência e também ajuda no lado do conforto interno.

    Bem americano na aparência, o Edge tem linhas relativamente sóbrias, apesar da grande grade dianteira, que marca bem sua identidade como um Ford. Os estilistas não sobrecarregaram o carro com vincos e saliências “esportivas” e o resultado é agradável. Se chamar a atenção for um dos apelos para os compradores, o Edge se impõe mais pelo porte do que pelo exagero no design.

    Internamente, a versão trazida para o Brasil reúne muito espaço e conforto com um design elegante, com acabamento em dois tons e apliques em cromo e alumínio escurecido. Há três opções de cores internas – preto, cerâmica clara e cerâmica escura. A iluminação ambiente conta com várias cores selecionáveis. Como é de se esperar, não falta espaço para as pernas de quem vai atrás, nem no porta-malas, cuja tampa conta com acionamento “hands free”: basta passar o pé por baixo do para-choques traseiro para abrir ou fechar o compartimento.

    Apesar do tamanho e da altura, o Edge se comporta na estrada de forma muito semelhante a um sedã

    Entre os itens de luxo, o Edge oferece bancos dianteiros climatizados, com refrigeração ou aquecimento, e traseiros com aquecimento. Para aumentar o espaço de carga, os bancos traseiros têm rebatimento automático, sem exigir esforço algum. O sistema de conectividade SYNC centralizado numa tela de 8 polegadas inclui comandos de voz para áudio, telefone, ar-condicionado e navegador, Bluetooth, entradas USB, som Sony com 12 alto-falantes e Assistência de Emergência, recurso capaz de fazer uma ligação automática ao socorro médico em caso de acidente por meio telefone celular.

    Rodando

    Andamos com o novo Edge por um trecho de estrada nos arredores de Campos do Jordão, uma região serrana no estado de São Paulo, com muitas curvas e subidas fortes. Apesar do tamanho e de suas duas toneladas e pouco de peso, o Edge tem comportamento firme e responde muito bem aos comandos da direção e do acelerador. A sensação ao dirigir é muito próxima de um grande sedã, apesar da altura do carro. O pacote mecânico, que inclui um V6 de 3,5 litros e 284 cv e câmbio automático de seis marchas dá conta do recado com sobras, considerando que se trata de um veículo para uso familiar.

    A suspensão, americanamente confortável, transmite segurança nas curvas e é assessorada por uma gama de sistemas de apoio eletrônicos, como controle de estabilidade, tração e anticapotamento. Quem de acha mais inteligente que o computador pode trocar as marchas manualmente pelas aletas montadas no volante, que também são úteis em situações específicas, como para redução de velocidade em descidas fortes ou para ultrapassagens mais arriscadas.

    Equipamento

    Bem servido em equipamentos de série, o Edge conta com freio de estacionamento elétrico, ajuste elétrico da direção com memória em três posições, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro e saída para os bancos traseiros, acendimento automático dos faróis, farol alto automático, chave com sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, bancos dianteiros com ajustes elétricos, sensor de chuva e alarme antifurto perimétrico.

    Do lado da segurança, o Edge conta com oito airbags (a novidade é o airbag para joelhos do passageiro da frente) e alerta para tráfego transversal com câmera 180 graus, um item bem interessante e útil. Outro item inédito são os cintos de segurança traseiros infláveis, que em caso de colisão suavizam a ação sobre os passageiros, reduzindo o risco de lesões localizadas provocadas pela ação dos cintos.

    Como já vem fazendo em outros modelos, a Ford oferece ao comprador a opção de contratar antecipadamente o pacote das revisões obrigatórias, que são três, por um total de R$ 864,00 que pode ser incluído no financiamento. A fábrica também oferece dois outros planos, o Protect Advance e o Protect Premium, que aumentam o número de revisões previstas e alongam a garantia dos três anos originais para quatro ou cinco, opções bastante interessantes.

    Publicado em 10/08/2016

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