Home > Notícias > Descontinuada no Brasil, Kombi segue evoluindo e chega à sexta geração
  • Notícias
  • Descontinuada no Brasil, Kombi segue evoluindo e chega à sexta geração
  • Modelo utilitário acaba de ser renovado na Europa com discretas mudanças visuais e foco na economia de combustível
  • Por Alessandro Reis

    A Kombi saiu de linha no Brasil em 2014 por não atender as exigências de segurança para automóveis no país e desde então deixou milhares de 'órfãos', que permanecem à espera de um substituto para o furgão de carga e de passageiros nascido nos anos 50. Enquanto a Volkswagen não define se vai lançar por aqui um veículo capaz de preencher essa lacuna, na Europa a velha Kombi não para de evoluir com o nome Transporter, que acaba de chegar à sexta geração e tem preços sugeridos a partir de 23.035 euros (aproximadamente R$ 69,4 mil).

    Denominada simplesmente de T6 lá fora, a família de utilitários mantém o clássico visual em forma de caixa e, por fora, não apresenta maiores ousadias no visual, com mudanças concentradas na grade frontal, melhor integrada aos faróis, e no capô, que recebeu vincos mais profundos, acompanhando as extremidades internas do conjunto ótico.

    Na Europa, Transporter tem preços a partir de R$ 69,4 mil e sistema start-stop

    As novidades que realmente interessam estão mais concentradas na parte mecânica, que recebeu aprimoramentos para ficar mais econômica - de acordo com a Volkswagen, a redução média no consumo de combustível é de 15% graças a tecnologias como o sistema start-stop, que desliga automaticamente o motor em paradas rápidas para beber menos. A linha de motores é bastante extensa e inclui bloco 2.0 turbodiesel com potências variando entre 83 cv e 201 cv. Também está disponível motor 2.0 turbinado que rende 148 cv ou 201 cv.

    A gama da T6, que inclui variantes como a Multivan, para o transporte de passageiros, e a Caravelle, de uso misto, também ganhou aprimoramentos na cabine, com direito a recursos, a depender da versão, como piloto automático adaptativo, que não só mantém a velocidade constante como regula a distância do veículo que vai à frente, além de um sistema que freia a T6 automaticamente, em baixas velocidades, na iminência de uma colisão.

    Destaque para a edição especial Sexta Geração, que investe no visual retrô com pintura "saia e blusa" opcional e itens de série como bancos revestidos de Alcantara e faróis de LEDs.

    Publicado em 16/04/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados