Home > Notícias > Citroën cria protótipo que antecipa o futuro dos crossovers da montadora
  • Notícias
  • Citroën cria protótipo que antecipa o futuro dos crossovers da montadora
  • Aircross Concept será exibido no Salão de Xangai com propulsão híbrida e amortecimento dos para-choques com folhas de alumínio
  • Por Alessandro Reis

    A Citroën vai levar para o Salão de Xangai (China), aberto ao público de 22 a 29 de abril, uma prévia de como será a próxima geração dos crossovers C3 e C4 Aircross. A montadora francesa apresentará no evento automotivo o carro-conceito Aircross Concept, que combina característcas da minivan C4 Picasso, como o conjunto ótico afilado e bipartido, e do protótipo C4 Cactus, exibido no último Salão do Automóvel de São Paulo e que inovou ao trazer para-choques com amortecimento a ar.

    No caso do C4 Concept, o amortecimento é feito por meio de lâminas de alumínio em forma de colmeia. As curiosidades também ficam por conta de detalhes como as potas traseiras que abrem no sentido oposto, no estilo "suicida", além da ausência da coluna central, para facilitar o acesso dos passageiros aos assentos traseiros. Além disso, os quatro bancos do veículo são individuais e têm o formato de poltronas, deixando claro que um dos focos principais do Aircross conceitual é o conforto.

    Motor 1.6 turbo, combinado a propulsor elétrico, rende mais de 300 cv

    Por fora, o visual se destaca pelas linhas arredondadas, na contramão do design mais retilíneo de marcas como Volkswagen, bem como as enormes rodas de 22 polegadas. Embaixo do capô, a propulsão é do tipo híbrida, combinando um motor 1.6 turbo a gasolina de 218 cv acoplado ao eixo dianteiro e outro, elétrico, ligado às rodas traseiras e que acrescenta 95 cv. Segundo a Citroën, esse conjunto mecânico proporciona uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,5 segundos.

    Resta aguardar o quanto dessas tecnologias será aplicado ao C4 Aircross de produção, que hoje não é vendido no Brasil, onde apenas o irmão menor C3 Aircross é oferecido, por preços sugeridos a partir de R$ 58.990.

    Publicado em 08/04/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados