A direção da Ford anunciou que a próxima geração do Focus RS, com estreia prevista em 2015, será vendida pela primeira vez em diversos mercados ao redor do mundo, a exemplo do que vai acontecer com o Mustang - que tem importação confirmada para o Brasil, com chegada talvez já no ano que vem, enquanto a versão mais esportiva e envenenada do Focus ainda não tem passaporte carimbado para cá.
O Focus RS anterior traz o visual da segunda geração do hatch médio (que hoje está na terceira), além de motor de cinco cilindros em linha turbinado para render 305 cv, despejados nas rodas dianteiras. Já a nova geração terá tração integral e será equipada com uma variante do 2.3 Ecoboost turbo de quatro cilindros que está noLincoln MKC e estreia em breve como versão de entrada do Mustang 2015. Esse propulsor rende 285 cv no Lincoln e 310 cv no Mustang e provavelmente será ainda mais potente no Focus RS, chegando perto dos 350 cv.
O anúncio das vendas globais do Focus RS fez parte de pronunciamento da alta cúpula da montadora norte-americana sobre a unificação das divisões esportivas RS, Ford SVT e Ford Racing em um só time global, denominado Ford Performance. Até 2020, esse time será responsável por lançar 12 veículos de alto desempenho da marca, aí incluído o Focus RS. Os mais mansos, porém igualmente esportivos Fiesta ST e Focus ST, também terão sob o capô motores turbo da família Ecoboost. Esses dis também estão cotados para o Brasil.
Publicado em 12/12/2014