Home > Notícias > O que fazer em caso de acidentes de trânsito?
  • Notícias
  • O que fazer em caso de acidentes de trânsito?
  • Este mês é comemorado o Maio Amarelo, período com várias campanhas que focam na conscientização das pessoas sobre os acidentes de trânsito.
  • Por DINO (Niterói, RJ.)
  • Este mês é comemorado o Maio Amarelo, período com várias campanhas que focam na conscientização das pessoas sobre os acidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está em quinto lugar entre os países com mais mortes no trânsito, registrando cerca de 5.770 mortes em 2016 - último ano com dados disponíveis - e muitas outras vidas marcadas para sempre pelas sequelas deixadas pelo acidente.

    Segundo o dr. Hélio Machado Vieira Jr., coordenador do Centro de Trauma do CHN, os atropelamentos são uma das maiores causas de trauma nos pacientes que chegam às emergências. Este quadro é potencialmente perigoso principalmente pela perda de sangue ainda no local do acidente.

    "Quando o paciente tem uma lesão, o fluxo de sangue deve ser contido imediatamente, já que a perda de um volume grande de sangue pode levar ao óbito em poucos minutos. Neste momento, é importante chamar uma ambulância e, enquanto ela está a caminho, higienizar o local e estancar o sangramento com uma gaze ou tecido limpo, pressionando a ferida", afirma o médico.

    Quando o paciente tem uma lesão, o fluxo de sangue deve ser contido imediatamente, já que a grande perda de sangue pode levar ao óbito em poucos minutos

    Para o dr. Hélio, a prevenção ainda é a melhor forma de diminuir os acidentes de trânsito tanto para o pedestre quanto para o motorista. Confira abaixo algumas dicas para manter a segurança em primeiro lugar:

    Como evitar os acidentes de trânsito?

    - Atravesse sempre na faixa de pedestres e quando o sinal estiver verde para o pedestre.- Tenha atenção ao limite de velocidade em cada trecho.- Use o cinto de segurança durante todo o trajeto.- Mantenha atenção constante na estrada; ao menor sinal de cansaço, pare de dirigir.- Não use celulares, tablets ou qualquer outro dispositivo que tire a atenção da estrada.

    Em casos complexos de trauma, receber ajuda especializada pode fazer a diferença. Os Centros de Trauma contam com alta tecnologia e equipe treinada para receber os pacientes traumatizados com segurança e agilidade, aumentando as chances de sucesso no tratamento.

    Website: https://www.chniteroi.com.br/

    Publicado em 06/05/2019


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados