Home > Notícias > Empresa brasileira de texteis para indústria automotiva é premiada
  • Notícias
  • Empresa brasileira de texteis para indústria automotiva é premiada
  • Apesar de deter apenas 5% do mercado de tecidos usados em automóveis e afins, a Dini é destaque na área textil
  • Por J. Meditsch

    ADini Textil tem uma participação de 5% no mercado de tecidos para a indústria automobilística brasileira, produzindo tecidos para bancos, tetos, cortinas e cadeirinhas para bebês para automóveis, ônibus, caminhões. A empresa acaba de ser indicada para receber, esta semana, a Medalha do Méritoem Inovação da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.

    Aempresa iniciou suas atividades em 1991, operando inicialmente na distribuição, importação e laminação. A partir de 1997, deu início ao processo de produção. Hoje, a empresa ocupa um terreno de 60 mil m², sendo 23 mil de área construída, em Ferraz de Vasconcelos, e emprega 310 funcionários.

    Além das aplicações automotivas, seus produtos são usados em diversas aplicações industriais nas áreas de calçados esportivos, segurança, abrasivos e filtros. Sua capacidade produtiva atinge 10 milhões de m²/ano.

    A produção é verticalizada e vai desde o fio ao tecido e a produtos confeccionados, como capas para os bancos dos veículos e cortinas para caminhões.

    Da produção atual, 50% são destinados ao setor automobilístico e os outros 50% para outras indústrias incluindo exportação, sempre usando fios sintéticos dos quais o poliéster predomina.

    ClaudioDini, presidente da empresa, explica que ela, 100% nacional, é cercada por multinacionais, que são seus clientes automobilísticos, fornecedores de matérias prima bem como seus concorrentes.

    Para se manter forte no mercado, a empresa investe em pesquisa. Atualmente desenvolve produtos minerais para melhorar as características físico-química dos fios e, consequentemente dos tecidos. Para isso, fez uma parceria com as universidades de Manchester, no EUA, oMackenzie, em São Paulo, e também com o SENAICETIQT.

    Publicado em 05/12/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados