Home > Notícias > Primeiro SUV-cupê da Audi, Q8 entra em pré-venda na Europa
  • Notícias
  • Primeiro SUV-cupê da Audi, Q8 entra em pré-venda na Europa
  • Novo utilitário topo de linha da marca alemã estreia lá fora com preço inicial na faixa de US$ 65 mil e virá ao Brasil em 2019
  • Por Alessandro Reis

    Relevado pela Audi no início de junho, o Q8 entra em agosto no período de pré-venda no mercado europeu, com preço inicial estimado na faixa das 65 mil libras no Reino Unido ou aproximadamente R$ 330 mil na conversão direta. Primeiro SUV com perfil de cupê da marca alemã, o modelo chega para ser o utilitário topo de linha da Audi e será vendido no Brasil a partir de 2019 - sua presença no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, é praticamente certa.

    Medindo 4,98 m de comprimento, 1,95 m de largura e 1,70 m de altura, o Q8 conta com tração integral Quattro de série e tem uma pegada bem mais esportiva na comparação com o Q7, com o qual compartilha plataforma e componentes mecânicos. De acordo com a fabricante, a novidade é 6,6 cm mais curta e 2,7 cm mais larga ante o Q7 - como principais diferenciais, traz dianteira mais agressiva e caimento do teto mais acentuado na traseira, como em cupês. Com entre-eixos de quase três metros, promete oferecer espaço para até cinco pessoas viajarem confortavelmente.

    Q8 deve ser uma das atrações da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro

    O porta-malas, de acordo com a montadora, tem capacidade para bons 605 litros, que podem ser ampliados a 1.755 litros com os assentos traseiros rebatidos. Por dentro, o lançamento exibe acabamento de alto nível e cabine parecida com a dos novos A6, A7 e A8, com painel de instrumentos digital e duas telas táteis de alta resolução no console central - uma na parte superior, cumprindo as funções de central multimídia, e outra na parte inferior, assumindo os comandos do ar-condicionado e outras tarefas. Vários assistentes de condução estão disponíveis, como frenagem automática de emergência e até funções semiautônomas, como frear e esterçar parcialmente o volante por conta própria em curvas de raio longo.

    A suspensão é adaptativa, podendo se ajustar a difetentes tipos de terreno e estilos de condução, e no lançamento o Q8 traz sob o capô o motor 3.0 turbodiesel de 286 cv de potência e 61,2 kgf.m de torque, com velocidade máxima limitada a 245 km. Esse trem de força traz tecnologia "híbrida leve", como outros lançamentos recentes da Audi, trazendo alternador, motor de arranque e motor elétrico em uma peça só, ligado a baterias de íons de lítio de 48 volts. Isso permite ao veículo rodar no modo 100% elétrico a velocidades entre 55 km/h e 160 km/h - a energia das frenagens e desacelerações é reaproveitada para recarregar as baterias.

    Publicado em 17/07/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados