Relevado pela Audi no início de junho, o Q8 entra em agosto no período de pré-venda no mercado europeu, com preço inicial estimado na faixa das 65 mil libras no Reino Unido ou aproximadamente R$ 330 mil na conversão direta. Primeiro SUV com perfil de cupê da marca alemã, o modelo chega para ser o utilitário topo de linha da Audi e será vendido no Brasil a partir de 2019 - sua presença no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, é praticamente certa.
Medindo 4,98 m de comprimento, 1,95 m de largura e 1,70 m de altura, o Q8 conta com tração integral Quattro de série e tem uma pegada bem mais esportiva na comparação com o Q7, com o qual compartilha plataforma e componentes mecânicos. De acordo com a fabricante, a novidade é 6,6 cm mais curta e 2,7 cm mais larga ante o Q7 - como principais diferenciais, traz dianteira mais agressiva e caimento do teto mais acentuado na traseira, como em cupês. Com entre-eixos de quase três metros, promete oferecer espaço para até cinco pessoas viajarem confortavelmente.
O porta-malas, de acordo com a montadora, tem capacidade para bons 605 litros, que podem ser ampliados a 1.755 litros com os assentos traseiros rebatidos. Por dentro, o lançamento exibe acabamento de alto nível e cabine parecida com a dos novos A6, A7 e A8, com painel de instrumentos digital e duas telas táteis de alta resolução no console central - uma na parte superior, cumprindo as funções de central multimídia, e outra na parte inferior, assumindo os comandos do ar-condicionado e outras tarefas. Vários assistentes de condução estão disponíveis, como frenagem automática de emergência e até funções semiautônomas, como frear e esterçar parcialmente o volante por conta própria em curvas de raio longo.
A suspensão é adaptativa, podendo se ajustar a difetentes tipos de terreno e estilos de condução, e no lançamento o Q8 traz sob o capô o motor 3.0 turbodiesel de 286 cv de potência e 61,2 kgf.m de torque, com velocidade máxima limitada a 245 km. Esse trem de força traz tecnologia "híbrida leve", como outros lançamentos recentes da Audi, trazendo alternador, motor de arranque e motor elétrico em uma peça só, ligado a baterias de íons de lítio de 48 volts. Isso permite ao veículo rodar no modo 100% elétrico a velocidades entre 55 km/h e 160 km/h - a energia das frenagens e desacelerações é reaproveitada para recarregar as baterias.
Publicado em 17/07/2018