A Volkswagen apresentou para a imprensa especializada o Virtus, que chega em fevereiro às concessionárias em três versões: MSI, equipada com motor 1.6 aspirado de 117 cv de potência e 16,5 kgfm de torque e câmbio manual de cinco marchas, por R$ 59.990; Comfortline 200 TSI, por R$ 73.490; e Highline 200 TSI, por R$ 79.990. As duas opções mais caras trazem propulsor 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm, sempre acompanhado de transmissão automática de seis velocidades. Os valores não incluem os opcionais.
Produzido em São Bernardo do Campo (SP) juntamente com o Polo, o Virtus é idêntico ao hatch da coluna central até a dianteira, enquanto a seção traseira do sedã traz desenho exclusivo, com caimento mais acentuado do teto e lanternas horizontalizadas que avançam sobre as laterais, lembrando bastante as da nova geração do Jetta, recém apresentada no Salão de Detroit (EUA).
Medindo 4,48 m de comprimento, o Virtus é 42,3 cm mais longo que o Polo e traz distância entre-eixos de 2,65 m, a mesma da primeira geração do Jetta e 9 cm a mais que o hatch do qual o lançamento deriva. Além de maior espaço interno, especialmente para as pernas no banco traseiro, o Virtus traz porta-malas de 525 litros, capacidade bem maior que a do Polo (300 litros) e maior até que a do Jetta (510 litros tanto na primeira quanto na segunda gerações).
Exceto pelo maior espaço no banco traseiro e pelo porta-malas maior, o Virtus é idêntico ao Polo na parte interna, com mesmos equipamentos de série e acabamento igual - que poderia utilizar menos plásticos rígidos para uma sensação de maior qualidadae, considerando o preço do sedã. Na configuração de entrada, o Virtus vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, alarme, vidros e travas elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, quatro airbags, chave canivete, computador de bordo, Isofix, sistema de som com Bluetooth,rodas de aço de 15 polegadas com calotas e suporte para celular com entrada USB e tomada 12V.
A versão Highline agrega itens comoar-condicionado digital, assistente de partida em rampa, sensor de chave\, sensores de estacionamento traseiros, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, saídas de ar traseiras e porta USB no banco traseiro, faróis de neblina, iluminação no porta-luvas e porta-malas, luzes diurnas de LEDS, porta-luvas refrigerado, central Composition Touch, rodas de liga leve de 16 polegadas e volante multifuncional com borboletas para a troca manual de marchas.
Assim como no Polo, apenas a versão mais cara pode ser equipada com o painel de instrumentos totalmente digital de 10,25 polegadas, disponível em um pacote opcional que inclui frenagem automática pós-colisão, detector de fadiga, central Discover Media de oito polegadas e com GPS e câmera de ré, indicador de pressão dos pneus, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e porta-malas com divisórias.
Publicado em 23/01/2018