Depois de apresentar a versão GTI do Up em setembro, no Salão de Frankfurt (Alemanha), a Volkswagen começa a vender o compacto esportivo na Europa, com preço inicial de16.975 euros ou cerca de R$ 65,2 mil na conversão direta. A novidade, que chega para se unir ao Golf GTI e ao novo Polo GTI, traz embaixo do capô o conhecido motor 1.0 TSI, porém ajustado para render 115 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, contra 105 cv e 16,9 kgfm do "nosso" Up com mesma motorização.
Outra diferença é que o Up GTI conta com câmbio manual de seis marchas, contra caixa de cinco velocidades nas versões TSI do hatch compacto vendidas aqui. De acordo com a fabricante, o pequenino esportivo acelera de zero a 100 km/h em 8,8 segundos e atinge velocidade máxima de quase 200 km/h - o bom desempenho é auxiliado pelo baixo peso, de apenas 997 kg.
O Up GTI sai da fábrica com rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus de perfil baixo, que deixaram a carroceria 1,5 cm mais próxima do solo, o que ajuda a melhorar a estabilidade e dá uma pegada realmente mais esportiva ao hatch.
A parte visual traz frisos vermelhos na grade dianteira e na tampa traseira, acompanhados do logotipo da versão, faixas decorativas pretas na parte inferior das laterais, aerofólio traseiro, retrovisores e teto na cor preta brilhante e interior com detalhes vermelhos, volante esportivo e o clássico revestimento de tecido xadrez nos bancos, uma referência ao Golf GTI original, dos anos 70.
Publicado em 04/12/2017