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  • Renault Kwid leva três estrelas em teste de impacto do Latin NCAP
  • Equipado com quatro airbags de série, subcompacto teve melhor avaliação que os líderes de mercado Chevrolet Onix e Ford Ka
  • Por Alessandro Reis

    Lançado em agosto e 14º carro mais vendido do Brasil em outubro, o Renault Kwid foi avaliado com três estrelas tanto na proteção para adultos quanto para passageiros no mais recente teste do Latin NCAP, órgão de segurança viária responsável por realizar crash-tests em carros vendidos na América Latina, Brasil e Caribe.

    Foi testada a versão de entrada do Kwid, equipada de série com os dois airbags dianteiros obrigatórios, mais dois laterais. A presença desse equipamento, somada aos reforços estruturais promovidos no Kwid brasileiro em relação ao indiano, resultaram na aprovação do hatch no impacto lateral, que, ainda, assim, apresentou proteção "marginal" e especialmente "fraca" no que se refere ao peito do adulto, ou seja, ocupante de assento dianteiro. Veja o vídeo do teste aqui.

    Versão avaliada foi a de entrada

    Ainda assim, a coluna B evitou o avanço excessivo da barreira de impacto, conseguindo "manter as lesões dos adultos por baixo da alta probabilidade de risco de vida" - desempenho melhor que o registrado este ano em avaliação idêntica realizada no Chevrolet Onix e no Ford Ka, que ficaram com zero estrela para adultos justamente por conta da alta deformação lateral. O Chevrolet é o carro mais vendido do Brasil no acumulado do ano, enquanto o Ford ocupa a terceira posição.

    Quanto às crianças, a proteção foi considerada adequada e pesou a favor a presença de ganchos Isofix no banco de trás para fixar cadeirinhas infantis. As duas estrelas perdidas nesse quesito foram resultado de itens que receberam críticas do Latin NCAP: ausência de cinto de três pontos em todos os assentos (o central traseiro traz cinto simples, abdominal) e a impossibilidade de desligar o airbag dianteiro do passageiro para a instalação de assento infantil.

    O teste de impacto dianteiro, por sua vez, foi considerado satisfatório.Parte das estrelas perdidas para adultos e crianças está também relacionada à ausência de controles de tração e estabilidade, itens que serão obrigatórios em todos os automóveis vendidos no país a partir de 2022 e que também passou a ser avaliado pelo Latin NCAP, juntamente com o impacto lateral, a partir do ano passado.

    Publicado em 16/11/2017


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