Home > Notícias > Preparadora transforma Golf R em máquina de 400 cv
  • Notícias
  • Preparadora transforma Golf R em máquina de 400 cv
  • Enquanto a versão oficial R400 não chega, a ABT Sportsline tem kit para deixar hatch com desempenho de supercarro
  • Por Alessandro Reis

    Desde o Salão de Pequim de 2014, quando a Volkswagen apresentou o conceito R400 do Golf no Salão de Pequim (China), existe a expectativa de a marca alemã lançar comercialmente uma versão com cerca de 400 cv do hatch médio.

    Ela poderá de fato um dia chegar às concessionárias, como sugerem fotos tiradas recentemente de um protótipo do Golf com ponteiras de escapamento iguais às do Audi RS3, deixando margem para especular que o modelo da Volks será lançado com o mesmo motor do "primo rico": uma unidade 2.5 de cinco cilindros turbo com 406 cv de potência.

    Se isso vai virar realidade, não temos como dizer, mas dá para adiantar que o pessoal da preparadora ABT Sportsline fez o seu trabalho e já vende um kit de preparação para transformar o Golf R e seus 314 cv, extraídos do motor 2.0 turbo, em uma fera de exatos 400 hp ou 405 cv, na medida usada no Brasil. O torque, por sua vez, sobe de 38,71 kgf.m para brutais 50,87 kgf.m!

    Golf R original rende 314 cv de potência

    Para elevar a potência e o torque originais, a ABT adiciona uma ECU (unidade de controle do motor) que, somente via eletrônica, permite o ganho na performance. Como no Golf R padrão, a tração é integral e a transmissão pode ser manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem e sete velocidades.

    Os ganhos em aceleração não foram informados, enquanto o Golf R sem modificações é capaz de sair da imobilidade e atingir 100 km/h em 4,6 segundos com transmissão manual. Espere esse número ser reduzido pelo menos em alguns décimos de segundo com a preparação.

    Além de mais potente e "torcudo", o Golf R ABT traz outras modificações, como a tunagem opcional da suspensão, que é rebaixada em 20 mm na dianteira e 25 mm na traseira e ganha barras estabilizadoras reforçadas e molas mais rígidas. Pagando um extra, a suspensão pode ser ajustada para ficar até 45 mm mais baixa que o padrão.

    Visualmente, o modelo conta com diferentes opções de rodas, com até 20 polegadas, saias laterais e um difusor de ar traseiro, além de quatro ponteiras de escapamento para deixar claro que esse Golf não está para brincadeira. Os preços da preparação ainda não foram divulgados.

    Publicado em 27/10/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados