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  • Segundo órgão de segurança, compacto apresentou grave penetração estrutural em teste de colisão lateral
  • Por Alessandro Reis

    O Ford Ka, terceiro carro mais vendido do Brasil, levou nota zero (nenhuma estrela de cinco possíveis) na proteção para adultos na mais recente rodada de testes de impacto do Latin NCAP, orgão de segurança viária que avalia veículos comercializados na América Latina, no Caribe e no Brasil. O mau desempenho se deu por conta do teste de colisão lateral, no qual o compacto apresentou grande penetração estrutural. Quanto à proteção para crianças, o modelo foi avaliado com três estrelas, somando 30,98 pontos de 49 possíveis.

    De acordo com Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, na batida o Ka apresentou "níveis altos de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e abertura da porta" e isso ocorreu, de acordo com o executivo, por conta da ausência de estruturas de absorção dos impactos na estrutura do veículo e também na parte interna das portas, que chegaram a abrir na colisão. Veja o vídeo.

    A unidade testada é da versão de entrada, que traz os dois airbags frontais obrigatórios no Brasil, mas não conta com controles de tração e estabilidade, disponíveis apenas na versão de topo SEL e também na recém lançada configuração intermediária Tecno.

    Modelo foi melhor avaliado em 2015, quando o teste era menos rigoroso

    Em teste efetuado anteriormente, no fim de 2015, o Ka se deu melhor, registrando quatro estrelas para adultos(12,17 pontos de 17) e três para crianças (30,58 de 49 máximos). No entanto, na época os testes do Latin NCAP eram menos rigorosos, efetuando apenas a avaliação de impacto frontal a 64 km/h. Desde o ano passado, o instituto passou a realizar também a avaliação de batida lateral, a 50 km/h, e também a avaliar a eficiência dos controles de tração e estabilidade, quando disponíveis.

    Quanto à proteção para crianças, o teste divulgado hoje manteve as três estrelas obtidas em 2015, com pontuação ligeiramente melhor. O órgão afirma que nesse quesito a proteção lateral é suficiente, porém classifica como "deficiente" a sinalização dos ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e critica o fato de não ser possível desligar o airbag dianteiro do passageiro para a instalação de assento infantil no banco da frente, voltado para trás.

    "Os compradores de automóveis merecem muito mais que esse resultado inferior ao padrão mundial da parte das companhias, que sabem como produzir automóveis bem mais seguros", avaliou Furas.

    Questionada, a Ford se manifestou quanto ao resultado dizendo que "oKa está disponível no Brasil desde 1997 e cumpre integralmente com a respectiva legislação brasileira. O Ka também oferece equipamentos de série que vão além das exigências locais de segurança, como distribuição eletrônica de freios (EBD), Isofix (para ancoragem de bebê conforto), encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos no banco traseiro central e lembrete de uso do cinto de segurança para o banco do motorista."

    Publicado em 25/10/2017


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