Home > Notícias > Mecânicos cubanos podem vir trabalhar no Brasil
  • Notícias
  • Mecânicos cubanos podem vir trabalhar no Brasil
  • ONG propõe programa inspirado no Mais Médicos, para atender carros nas periferias
  • Por Antônio Munchausen

    Mecânicos cubanos poderão vir trabalhar no Brasil. A proposta criando um programa semelhante ao Mais Médicos será apresentada hoje (1/4) ao Ministério do Trabalho pela ONG Mão de Obra Livre, ligada ao Partido Nacional Socialista.

    Segundo Marcelo Bendix, dirigente da entidade, “os mecânicos cubanos têm uma formação prática que está escassa no país, tornando difícil a manutenção dos carros que a população mais pobre pode adquirir”. O ativista argumenta que os cursos de mecânica atuais, segundo ele sustentados pela indústria internacional, não ensinam mais procedimentos básicos, como regulagem e limpeza de carburadores, troca de platinado e acerto do ponto de ignição.

    "Nossos mecânicos não sabem mais regular carburadores, acertar o ponto ou trocar um platinado"

    “Cada vez que o meu Santana 82 para, tenho dificuldade para encontrar um mecânico competente”, reforça Bendix. Para ele, os mecânicos cubanos tem uma vantagem adicional sobre os brasileiros, a improvisação. “Eles sabem manter os carros andando mesmo sem contarem com peças de reposição”, reforça. “O que não existe, eles criam. É só ver a frota que circula em Cuba”.

    A proposta, que já teria sido aprovada pelo governo cubano, prevê a chegada inicial de cerca de 1.500 profissionais cubanos, que seriam direcionados para oficinas na periferia das grandes cidades e interior do país. A ONG propõe que os donos de oficina das regiões beneficiadas que tenham mais de cinco funcionários sejam obrigados a contratar um mecânico cubano. O salário, ainda não definido, será pago à Organização Latino-americana de Oficiais Mecânicos, com sede em Havana, que repassará cerca de 30 por cento aos profissionais. Os mecânicos cubanos serão alojados em seus locais de trabalho e receberão vale alimentação dos patrões brasileiros.

    01/04/2014

    Publicado em 01/04/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados