Home > Notícias > Venda de veículos importados tem queda de 27% no 1º semestre
  • Notícias
  • Venda de veículos importados tem queda de 27% no 1º semestre
  • Levantamento é da Abeifa, associação das importadoras de automóveis e utilitários. Entidade culpa os 30% adicionais de IPI
  • Por Alessandro Reis

    Levantamento realizado pela Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), as vendas de automóveis importados vão mal. A entidade informa queno primeiro semestre de 2017 houve 13.289 unidades emplacadas, o que representa uma queda de 27% na comparação com iguarl período no ano passado, quando registrou a venda de 18,2 mil automóveis trazidos de outros países.

    Considerando apenas o mês de junho, no entanto, aconteceu uma leve alta - de acordo com a Abeifa, ela foi de 1,8%, com 2.603 veículos, contra 2.558 registrados em maio. Porém, comparando junho de 2017 com junho de 2016, houve redução de 6,6% (2.603 unidades contra 2.788).

    Junho teve leve alta na comparação com igual período no ano passado

    ParaJosé Luiz Gandini, presidente da Abeifa, os números comprovam que o setor de carros importados passa por momentos difíceis. "É bem verdade que os consumidores brasileiros estão retraídos. Mas, no caso do setor de veículos importados, isso se deve quase que exclusivamente por conta do regime de exceção, no qual os 30 pontos percentuais adicionais do IPI, até o limite de 4.800 unidades por ano, tem perversa influência sobre nossas atividades comerciais", destaca o executivo.

    Vale lembrar que a Anfavea, a associação que representa as montadoras, propôs ao governo federal, como parte das iniciativas do plano Rota 2030, o fim da cobrança dessa alíquota adiconal.

    Publicado em 05/07/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados