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  • Cota de 4.800 unidades/ano sem os 30 pontos porcentuais no IPI permite à importadora prever para 2014 um ano mais alentador
  • Por Ricardo Panessa

    A partir de abril de 2014, por meio do programa Inovar-Auto, a Kia Motors passa a ter direito à cota máxima de 4.800 unidades/ano sem os 30 pontos percentuais no IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados. A portaria MDIC nº 56 foi publicada hoje no DOU – Diário Oficial da União.

    “Para uma empresa que comercializou média anual de 52 mil unidades entre 2010 e 2012, a cota máxima de 4.800 unidades/ano não será suficiente. Mas certamente vai contribuir muito para que 2014 seja um ano mais alentador”, analisa José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

    Para que a importadora volte a ter competitividade, 6 mil unidades do Bongo – produzido no Uruguai, portanto também sem os 30 % no IPI – serão contabilizadas em 2014. Nas estimativas de vendas da Kia Motors para este ano, Gandini espera obter crescimento de cerca de 3% sobre os volumes de 2013.

    “Como fechamos o ano com 29 mil veículos emplacados, ao projetarmos 3% de crescimento, chegaremos a 30 mil unidades em 2014. Para chegarmos a essa projeção, contaremos com a cota de 4.800 unidades e 6 mil de Bongo, sem a alta de 30 pontos percentuais no IPI, e mais cerca de 20 mil unidades com o IPI diferenciado”, prognostica.

    Lançamentos– A Kia Motors deve fazer novos lançamentos ao longo de 2014. Os dois primeiros já estão definidos: o sedã de luxo Quoris em maio e o novo Soul (segunda geração) em junho. Outros, no entanto, como do Cerato Hatch, nova Carens e o Cerato Koup, terão de ser postergados por conta do fator incompatibilidade de preços finais.

    “De qualquer maneira, agora temos mais alternativas. Com a cota, podemos direcionar os benefícios fiscais para produtos em alto volume ou para produtos de nicho, mas sempre em condições igualitárias em relação aos seus principais concorrentes”, enfatiza Gandini.

    Publicado em 31/03/2014


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