Home > Notícias > Empresa cria abastecimento de elétricos com 'ovos de energia'
  • Notícias
  • Empresa cria abastecimento de elétricos com 'ovos de energia'
  • Companhia propõe cápsulas de eletricidade que funcionam de forma modular
  • Por Alessandro Reis

    Os carros elétricos são um futuro sem volta, mas o grande desafio ainda é a autonomia e isso passa diretamente pela tecnologia presente nas baterias. Engenheiros quebram a cabeça para conceber soluções que permitam maior capacidade de carga, rapidez no carregamento e confiabilidade.

    A companhia Tanktwo, que tem capital finlandês e norte-americano, anunciou um conceito inusitado de baterias que, em vez de estarem agrupadas em bloco, funcionam de forma modular. São, literalmente, pequenas cápsulas de energia, em formato ovalado.

    Cada cápsula traz em seu interior uma bateria de íons de lítio e uma central de processamento. Uma vez inseridas no veículo, as cápsulas são posicionadas em linha e interconectadas, funcionando como um pacote de baterias convencional.

    Ideia é colocar somente a quantidade de energia que será utilizada

    A grande sacada, de acordo com a Tanktwo, é justamente a modularidade. A companhia defende que, na hora de abastecer o carro elétrico, o usuário pode colocar apenas a quantidade de “ovos de energia” suficiente para seu trajeto diário. Isso poupa dinheiro e também deixa o veículo mais leve – um dos calcanhares de Aquiles dos automóveis do tipo é justamente o peso adicional agreagado por conta das baterias convencionais.

    Essa modularidade também serviria para agilizar o abastecimento. O cliente poderia simplesmente substituir, em um posto de recarga, as cápsulas por outras já carregadas, em um processo que leva apenas três minutos, diz a start-up.

    Outro benefício seria a substituição das baterias quando acabar sua vida útil. Convenhamos, seria mesmo mais fácil colocar novas cápsulas no “tanque” do que substituir um pacote completo de baterias.

    Agora o desafio da Tanktwo é aprimorar o conceito e convencer algum grande investidor a apostar na ideia. E, fique tranquilo, não se trata de pegadinha de 1º de abril. Saiba mais no vídeo produzido pela empresa (https://youtu.be/8BAk4l98GtY).

    Publicado em 03/07/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados