O lançamento do Fiat Argo, que terá a tarefa de substituir ao mesmo tempo o Punto, o Bravo e as versões mais caras do Palio, está cada vez mais próximo. No mês passado, a fabricante divulgou o nome do seu novo hatch médio-compacto e hoje (17) apresentou as primeiras fotos oficiais da parte externa do carro, vista por inteiro, tanto na dianteira quanto na traseira.
Como esperado, o Argo tem porte menor que o Tipo europeu e traz desenho inspirado nele, com elementos emprestados também do Mobi - especialmente os faróis, cuja seção superior tem um prolongamento que "avança" sobre os para-lamas dianteiros. Além disso, eles trazem luz diurna de LEDs na parte superior. A traseira, por sua vez, traz logotipo da Fiat centralizado na tampa do porta-malas (a placa fica em um nicho no para-choque) e lanternas horizontalizadas, que lembram as usadas no Tipo.
A carroceria é cheia de vincos, em especial no capô alto e de aspecto robusto, conferindo um aspecto esportivo ao hatch. Por sinal, o modelo das fotos é da versão HGT, uma referência à sigla usada para designar o Brava mais esportivo, vendido aqui na década de 90. A tampa do porta-malas também traz outra informação relevante: ao menos nessa configuração, o Argo terá a opção de câmbio automártico convencional de seis marchas, com conversor de torque - a Fiat passou a usar recentemente a nomenclatura GSR para seus carros com transmissão automatizada de embreagem simples, antes chamada de Dualogic.
Conhecido internamente como projeto X6H, o Argo deverá dar origem no futuro a um sedã e talvez, porém com chances remotas, de render uma derivação perua, para substituir a Weekend no portfólio da Fiat. Quanto aos motores do hatch, a montadora ainda não se pronunciou, mas dá para prever que o Argo tenha sob o capô o recentemente lançado Firefly 1.3 flex, que estreou no Uno, e 1.8 bicombustível para as versões mais caras. Além do já citado câmbio automático, o modelo terá também à disposição a transmissão manual, que pode ter cinco ou seis marchas.
Publicado em 17/05/2017