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  • 303 mortes atribuídas a falhas em airbags da GM
  • Estudo analisou dados de acidentes ocorridos nos Estados Unidos entre 2003 e 2012. Alguns casos podem estar relacionados com defeito na chave de contato, que levou a empresa a fazer recall de 1,6 milhão de automóveis
  • Por Jorge Meditsch

    Trezentos e três pessoas morreram nos Estados Unidos em acidentes em carros da General Motors entre 2003 e 2012, devido a falhas no acionamento dos airbags. A constatação é de um estudo realizado pela Friedmann Research Corporation, divulgado hoje pelo jornal americano New York Times.

    Segundo os analistas, as 303 vítimas fatais estavam sentadas nos bancos dianteiros, teoricamente protegidas pelos airbags, e morreram em colisões não traseiras em que as bolsas de ar não funcionaram. O número corresponde a 26 por cento das 1.148 mortes ocorridas em acidentes envolvendo os modelos Chevrolet Cobalt e Saturn Ion (o total inclui vítimas viajando no banco traseiro).

    O estudo da Friedman Research, uma empresa que analisa dados de segurança de veículos, avaliou casos em que os airbags deixaram de funcionar, independentemente da causa dos acidentes. O trabalho foi encomendado pelo Center for Auto Safety, organização privada com sede na capital americana, Washington, que criticou as autoridades de trânsito americanas por não terem detectado o problema.

    A General Motors reagiu criticando o estudo por utilizar como base dados do Fatality Analysis Reporting System (sistema de análise de comunicados de morte). Segundo um porta-voz da GM, os dados analisados se referem a dados não detalhados, que não permitiriam chegar a conclusões objetivas.

    Para a General Motors, a base de dados usada no estudo não permite chegar a conclusões definitivas

    Onda de problemas

    A notícia sobre os airbags é mais um golpe na imagem da maior fabricante americana, que no mês passado convocou 1,6 milhão de carros para reparar problemas no interruptor de partida. Doze casos fatais em acidentes causados pelo problema – a maioria por desligamento do motor dos carros em movimento - foram detectados pela GM em dois modelos, o Chevrolet Cobalt fabricado entre 2005 e 2007 e o Saturn Ion de 2003 a 2007.

    O recall devido à falha na chave de contato, que pode cortar o motor em caso de uma batida na chave ou até mesmo devido a um chaveiro muito pesado, incluiu um total de seis modelos. Além do Cobalt e do Saturn Ion, foram chamados os proprietários do Pontiac G5 2007, Chevrolet HHR 2006-2007, Pontiac Solstice e Saturn Sky.

    O corte do motor ocorre simultaneamente com a interrupção de outros sistemas elétricos e pode afetar também o acionamento dos airbags. A General Motors admitiu ter conhecimento do problema com a chave desde 2001 e que ele teria causado diretamente 31 acidentes e 12 mortes.

    Publicado em 14/03/2014


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