Home > Notícias > Mais de 300 mil unidades de Corolla e Etios têm recall por falha em airbag
  • Notícias
  • Mais de 300 mil unidades de Corolla e Etios têm recall por falha em airbag
  • Toyota anuncia campanha preventiva por defeito em deflagrador da bolsa inflável dianteira no lado do motorista e do passageiro
  • Por Alessandro Reis

    A Toyota anunciou hoje (31) recall envolvendo 205.892 unidades dos modelos Corolla, com fabricação de 9 de janeiro de 2012 a 14 de fevereiro de 2014, e Etios, montados de 7 de maio de 2012 a 29 de setembro de 2014. De acordo com a fabricante, os proprietários dos veículos convocados devem agendar em uma concessionária, a partir de 14 de novembro, a troca do insuflador do airbag dianteiro, no lado do motorista.

    A montadora também informa recall para 97.796 unidades do Corolla mais antigas, montadas entre 24 de outubro de 2007 e 23 de dezembro de 2009. Nesse caso, o defeito está relacionado ao deflagrador da bolsa inflável dianteira no lado do passageiro, que também deve ser substituído.

    Componente com defeito é fornecido pela Takata

    Nesse caso, o chamamento acontece em duas etapas: na primeira, com início nesta terça, 1º de novembro, consiste em desativar o airbag dianteiro do passageiro e fixar etiqueta adesiva no painel do veículo, alertando sobre a desativação temporária. A troca do respectivo deflagrador poderá ser agendada a partir de 23 de janeiro de 2017, quando a bolsa inflável será reativada e o adesivo de alerta, removido.

    O problema está relacionado a peças defeituosas da fornecedora japonesa Takata, que motivaram recall de milhares de automóveis de diferentes marcas, além da própria Toyota. Segundo a fabricante de origem japonesa, o deflagrador pode sofrer degradação ao longo do tempo, por conta da exposição a altas temperaturas e à umidade, pode causar a projeção de fragmentos metálicos na cabine, trazendo risco de lesões aos ocupantes.

    A relação dos chassis e mais detalhes sobre a campanha preventiva da Toyota estão disponíveis no site www.toyota.com.br e no telefone 0800-703-0206.

    Publicado em 31/10/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados