A Toyota lançou no Brasil há cerca de dez dias a nova geração do híbrido Prius, que chega em versão única, com preço sugerido de R$ 119.950 - não muito distante dos R$ R$ 117.610 cobrados pelo modelo anterior. Na sequência, a Lexus, divisão de luxo da montadora japonesa, reposicionou o preço do seu híbrido de entrada, o CT 200h, cujo preço inicial baixou de R$ 141.090 para R$ 129,9 mil - quase R$ 10 mil mais caro na comparação com o Prius.
O novo valor é referente à versão de entrada Eco, enquanto a configuração 200t teve o valor reduzido de R$ 162.185 para R$ 149,9 mil. Em comunicado da área de imprensa da Lexus, a empresa diz que a redução nos preços tem o objetivo de "disseminar a tecnologia híbrida no Brasil, tornando-a mais acessível ao consumidor final".
Como todo automóvel híbrido no Estado de São Paulo, o CT 200h está isento do rodízio de veículos na capital paulista, bem como tem desconto de 50% no IPVA. Outros Estados também oferecem benefícios fiscais para quem adquirir um carro de propulsão híbrida - no Rio de Janeiro, por exemplo, automóveis com essa tecnologia têm IPVA com alíquota reduzida de 1,5%.
Equipado com um motor a gasolina e outro elétrico, o modelo traz potência combinada de 136 cv, contra 123 cv do novo Prius. Em relação ao consumo de combustível, o hatch é capaz de fazer 15,7 km/l na cidade, enquanto o Toyota rende 18,9 km/l no ciclo urbano. Como no Prius, o CT 200h conta com tecnologia de reaproveitamento da energia da frenagem para recarregar as baterias, sem a necessidade de conectar o veículo a uma tomada para ser reabastecido de eletricidade.
Publicado em 17/06/2016