A Volvo inovou a lançar a nova geração do SUV XC90 exclusivamente com motores sobrealimentados por turbo e, em algumas versões, também por compressor mecânico, com apenas quatro cilindros e dois litros de cilindrada. No Brasil, o utilitário esportivo está disponível em variantes da configuração T6, que rende 320 cv de potência e 40,7 kgfm de torque - mais que suficientes para empurrar as mais de duas toneladas do XC90.
Pois a Volvo traz uma opção com ainda mais desempenho, não disponível no Brasil, mantendo o motor de dois litros: trata-se do XC90 T8, que agrega ao trem de força um motor elétrico para entregar 406 cv e 65,2 kgfm. Não satisfeita, a fabricante sueca foi ainda mais longe e entregou o SUV para a Polestar, divisão de alta performance da Volvo. O resultado? O XC90 T8 tem a potência elevada a 426 cv, com torque de respeitáveis 69,3 kgfm - números que naturalmente poderiam ser atribuídos a um motor V8.
Dotado de tração integral, o XC90 T8 Polestar é capaz de sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 5,5 segundos e, além de ajustes no motor, a maior performance vem de alterações também no câmbio automático de oito marchas. A autonomia no modo exclusivamente elétrico é de 43 km, informa a Volvo.
Publicado em 14/06/2016