Home > Notícias > Habilitação para 'cinquentinha' será exigida só a partir de novembro
  • Notícias
  • Habilitação para 'cinquentinha' será exigida só a partir de novembro
  • Medida ia vigorar a partir de 1º de junho. Condutores de motonetas de até 50 cm³ terão de portar CNH ou ACC para evitar multa
  • Por Alessandro Reis

    Depois de o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) anunciar para 1º de junho o começo da fiscalização de condutores de motonetas de até 50 cm³, que passariam a ser obrigados a portar habilitação em todo o território brasileiro, o Ministério das Cidades adiou a medida. O órgão do governo federal determinou que as multas serão aplicadas somente a partir de 3 de novembro, com base na Lei 13.281, promulgada em maio passado.

    Quem for flagrado sem habilitação será enquadrado em infração gravíssima

    Essa ampliação no prazo dará mais tempo para quem usa uma 'cinquentinha' se habilitar. Quando a regra passar a valer, haverá a obrigatoriedade de o condutor portar CNH categoria A ou de ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

    Além disso, esses veículos, segundo a legislação, precisam ser emplacados, como acontece em motos de maior cilindrada, desde meados de 2015. Quem for flagrado sem a documentação exigida e estiver pilotando uma "cinquentinha" será enquadrado em infração gravíssima, que hoje prevê multa de R$ 574,62, perda de sete pontos no prontuário e apreensão do veículo.

    No mercado brasileiro, há poucos modelos de 50 cc disponíveis, como a Dafra Super 50, que traz potência de 3,2 cv, transmissão semiautomática de quatro marchas e partida elétrica pelo preço sugerido de R$ 4.890.

    Publicado em 03/06/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados