A organização da Fórmula 1 já anunciou que vai implementar, a partir da temporada de 2017, uma inédita proteção para a cabeça dos pilotos, de forma a reduzir o risco de lesões graves e mortes na categoria. Muitas propostas estão em análise, com destaque para o sistema Halo, desenvolvido pela Mercedes-Benz e que foi testado pela Ferrari há poucos dias em Barcelona, Espanha.
Enquanto o Halo consiste em um arco aberto sobre a cabeça do piloto, com braços projetados das laterais até uma barra na frente do cockpit, a Red Bull acaba de apresentar um conceito um pouco diferente, que cerca toda a área em torno do capacete, exceto a parte superior, com uma espécie de para-brisa de acrílico.
O conceito da Red Bull traz, como o Halo, um arco envolvendo a cabeça do piloto, mas, em frente ao cockpit, a estrutura é apoiada em duas barras, posicionadas nas extremidades da carroceria e não no centro dela. Segundo a escuderia, o projeto, assinado por Giorgio Pilla, proporciona maior visibilidade ao esportista, além de ser mais eficiente no quesito proteção.
Visualmente, a proposta apresentada pela Red Bull lembra a cabine de um avião caça e se integra de forma mais harmônica ao visual dos monopostos da F-1. No entanto, a ideia ainda precisa ser desenvolvida para lidar com desafios como condensação de água no interior do cockpit e maior resistência aerodinâmica.
Publicado em 15/03/2016