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  • MP4-X ainda é um modelo virtual que traz células fotovoltaicas na carroceria para recarregar as baterias do sistema híbrido
  • Por Alessandro Reis

    A McLaren teve a pior temporada de sua história na Fórmula 1 neste ano, às voltas com a baixa potência do motor Honda, que voltou a equipar a equipe inglesa em 2015. Com um presente nada animador, a escuderia voltou seus olhos ao futuro e divulgou um estudo sobre como seria seu carro para a disputada da F-1 em um futuro não muito distante.

    Nas imagens divulgadas do MP4-X, o monoposto traz carroceria fechada, com uma "bolha" sobre o cockpit, como em caças de aviação, e rodas cobertas por carenagem, para reduzir o arrasto aerodinâmico.

    Patrocinadores podem mudar de acordo com a corrida de forma eletrônica

    A parte de cima da carroceria, por sua vez, conta com células fotovoltaicas para recarregar as baterias de um sistema de propulsão híbrida, como atualmente, combinando motores a combustão e elétrico. A recarga dos sistemas elétricos também seria realizada com recuperação da energia da frenagem, como hoje, e também por meio de tecnologia de indução na própria pista, como em jogos de videogame.

    As informações necessárias ao piloto, segundo o projeto, são projetadas na "bolha" que faz as vezes de para-brisa e também na viseira do capacete, outra característica emprestada da aviação. De acordo com o projeto, a disposição das marcas de patrocinadores pela carroceria é eletrônica e personalizável, podendo mudar de acordo com a corrida.

    Como em alguns superesportivos recentes e também na própria F-1, cujos veículos hoje usam asa traseira móvel, o MP4-X tem elementos aerodinâmicos na carroceria que se movimentam para melhorar a performance aerodinâmica.

    A parte inferior, por sua vez, traz um complexo sistema de direcionamento do fluxo de ar para aumentar a aderência, algo que hoje é proibido na categoria.

    Publicado em 04/12/2015


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