Home > Notícias > Oitava geração do Passat chega em janeiro maior e mais tecnológica
  • Notícias
  • Oitava geração do Passat chega em janeiro maior e mais tecnológica
  • Modelo cresceu quase 8 cm na distância entre-eixos e agora oferece recursos como painel digital e detector de pedestres
  • Por Alessandro Reis

    A oitava geração do Passat, maior, mais potente e sofisticada que a anterior, começa a ser vendida no Brasil em janeiro de 2016 na rede de concessionárias Volkswagen. A montadora ainda não anunciou preços, mas o sedã grande, fabricado na Alemanha, deverá custar a partir de cerca de R$ 130 mil, na faixa de outros modelos alemães.

    Embora externamente o Passat não se diferencie muito do modelo de sétima geração, apesar da maior quantidade de cromados na dianteira, que lembra a do CC, na verdade a maior novidade para o sedã está longe dos olhos. Agora, ele traz a mesma base estrutural MQB que estreou no Golf.

    Com a nova plataforma, o veículo ficou maior e, segundo a Volks, agora a carroceria está mais rígida e estável. Com 4,76 m de comprimento, o novo Passat ganhou 7,9 cm na distância entre-eixos e 1,2 cm na largura, enquanto na altura ficou 1,4 cm mais baixo. A capacidade do porta-malas subiu 21 litros, chegando a 586 litros. Em resumo, agora o modelo oferece mais espaço tanto para a bagagem quanto para os passageiros.

    Motor 2.0 turbo foi recalibrado para entregar 220 cv de potência

    Por dentro, o Passat ficou mais requintado e traz a opção de painel totalmente digital, que estreou no Audi TT e também é oferecido em modelos como o SUV (utilitário esportivo) Q7, também da Audi, a marca de luxo da Volkswagen.

    Além disso, o sedã passa a oferecer, de série ou opcionalmente, uma série de tecnologias para o reforço da segurança, tais como aviso de saída involuntária da faixa de rolagem, detector de pedestres com frenagem de emergência e conjunto de câmeras com visão de 360 graus do entorno do automóvel.

    Mecanicamente, o Passat mantém o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, recalibrado para entregar mais desempenho: a potência saltou de 211 cv para 220 cv e o torque subiu de 28,5 kgfm para 35,7 kgfm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis marchas. É o mesmo conjunto adotado pelo Golf GTI. Ao menos em um primiro momento, a versão perua (Variant) não deverá ser importada para o Brasil.

    Para que estiver interessado em mais detalhes sobre o lançamento, a Volkswagen lançou um hotsite. Basta fazer um cadastro para receber as notícias em "primeira mão".

    Publicado em 23/11/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados