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  • Honda PCX ganha reestilização e motor mais econômico na linha 2016
  • Scooter mantém sistema que desliga o motor em paradas rápidas e câmbio automático do tipo CVT. Preços a partir de R$ 10,3 mil
  • Por Alessandro Reis

    A Honda lançou a linha 2016 da scooter PCX, que chega às concessionárias da marca até o fim de outubro com design renovado e uma série de melhorias em relação ao modelo original, fabricado em Manaus (AM) e lançado no Brasil em 2013.

    As novidades incluem o conjunto de carenagens, que ganhou linhas mais retas, e o farol dianteiro com piscas integrados, que cresceu, recebeu novo desenho e incorporou lâmpadas de LEDs, geralmente vistas em motocicletas de maior porte. O painel de instrumentros também foi modificado, trazendo relógio digital e também velocímetro, hodômetro total e medidor de combustível.

    O assento em dois níveis, por sua vez, passa a trazer novos formato e textura para maior conforto do condutor e do garupa. A altura em relação ao solo de 0,76 cm facilita apoiar os pés no chão durante manobras e paradas. Embaixo do banco, o porta-objetos ficou mais espaçoso e ganhou uma tomada de 12 volts para conectar acessórios, como GPS. O compartimento, capaz de acomodar um capacete fechado e mais objetos, agora conta com uma trava para facilitar o acesso.

    Primeiras unidades da linha 2016 chegam até o fim de outubro

    O garupa conta com alças com novo desenho e a traseira já está preparada para a instalação de suporte para bauleto. A parte mecânica, por sua vez, recebeu novo motor, com capacidade volumétrica ligeiramente menor (de152,9 cm³ para149,3 cm³). Segundo a fabricante, a medida teve o objetivo de reduzir emissões de poluentes, para atender as regras mais rígidas a partir de janeiro de 2016, e também de diminuir o consumo de gasolina.

    A Honda afirma que a redução no tamanho do único cilindro do propulsor de injeção eletrônica não comprometeu o desempenho, com potência de 13,1 cv a 8.500 rpm e torque de 1,36 kgfm a 5.000 rotações - o motor do modelo anterior rende 13,6 cv a 8.500 rpm e 1,41 kgfm.

    O câmbio automático do tipo CVT foi mantido, bem como o sistema que desliga o propulsor automaticamente em paradas rápidas, inédito na categoria e que serve para reduzir o gasto de combustível. Agora, esse recurso monitora a carga da bateria e é desativado em caso de uso excessivo da tomada de 12 volts.

    Além disso, a pilotagem foi aprimorada com a adoção de novos aortecedores traseiros, redimensionados para maior resistência a impactos causados por buracos, lombadas e valetas. Na dianteira, o garfo telescópico de 100 mm de curso também recebeu um reforço. O chassi mantém a estrutura de aço de berço duplo e a capacidade do tanque de combustível foi ampliada de 5,9 para oito litros.

    A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem e com fornecimento grátis de óleo em sete revisões.Os preços sugeridos são de R$10.299 (versão Standard) e R$ 10.699 (versão DLX, que se diferencia por vir exclusivamente na cor branca fosca com rodas douradas). Os valores não incluem despesas com frete e seguro.

    Publicado em 01/10/2015


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