Home > Colunas > Roda Livre > Recalls: risco de incêndios e acidentes
  • Roda Livre
  • Recalls: risco de incêndios e acidentes
  • ônibus correm risco de combustão espontânea. Semáforos enfrentam crise existencial
  • Por Jorge Meditsch

    Recall 1

    Objeto: ônibus urbanos

    Motivo: risco de incêndio

    Ônibus de todas as marcas e todos os modelos estão sujeitos a incêndio sem aviso prévio. A análise de eventos ocorridos indica como causas, entre outras, superlotação, atrasos e demoras, retomadas de posse, morte de inocentes, morte de criminosos, ações da polícia, falta de ação da polícia, dor de dente, unha encravada, calor excessivo, chuva excessiva, mau resultado no futebol, bom resultado no futebol, proximidade da Copa.

    Há registro de casos em cidades de todos os portes, em todas as regiões do país.

    Os usuários dos coletivos correm risco de queimaduras e eventual morte.

    As autoridades recomendam aos motoristas, cobradores e passageiros não insistirem em permanecer no interior dos veículos após o fogo começar.

    Os motivos dos incêndios estão sendo apurados e serão divulgados no mínimo 30 dias depois das ocorrências. Entre as causas prováveis estão a falência dos canais de diálogo e reivindicação da sociedade, falta de confiança nas instituições e seus representantes.

    Recall 2

    Objeto: semáforos

    Motivo: solubilidade

    Foi constatado que os semáforos (“faróis”) da cidade de São Paulo estão sujeitos à dissolução em caso de chuvas. O problema ocorre independentemente da intensidade do fenômeno climático e pode ser agravado pelo calor do verão.

    Na cidade do Rio de Janeiro, os semáforos estão sujeitos a crises de febre amarela.

    Semáforos inoperantes podem contribuir para a ocorrência de acidentes e alimentam engarrafamentos de trânsito e crises de mau humor na população.

    Em caso de ocorrência generalizada, sugere-se a quem puder não sair de casa. As autoridades não se responsabilizam pelo que possa ocorrer a quem não seguir a recomendação.

    Os motivos oficiais dos problemas estão sendo estudados e uma solução deverá ser encontrada num dia desses.

    Publicado em 24/02/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados