Home > Colunas > Roda Livre > Roda Livre: trio elétrico brasileiro na Fórmula E
  • Roda Livre
  • Roda Livre: trio elétrico brasileiro na Fórmula E
  • Felipe Massa vai se juntar Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi na Fórmula E, onde o Brasil tem dois dos quatro títulos disputados até agora
  • Por Jorge Meditsch

    Trio elétrico: Massa se juntará a Piquet e di Grassi na Fórmula E

    O Brasil terá três representantes na Fórmula E no ano que vem, com a anunciada participação de Felipe Massa. Dos quatro títulos disputados até agora, dois foram vencidos por brasileiros: Nelson Piquet Jr ganhou em 2016 e di Grassi em 2018.

    A temporada 2018 da Fórmula E terminou no último domingo em Nova York, num final de semana especial para Lucas di Grassi, que venceu a corrida de sábado e chegou em segundo no domingo. Com esses resultados, ele garantiu o segundo lugar no campeonato entre os pilotos e a primeira colocação da Audi entre as equipes.

    Di Grassi, que foi campeão da Fórmula E no ano passado, só não levou o título novamente este ano devido a problemas no carro nas quatro primeiras corridas do campeonato, que não conseguiu terminar. A partir da quinta, porém, esteve no pódio em todas as provas.

    Para o ano que vem, a categoria de carros totalmente elétricos terá novos carros, capazes de completar toda a prova (até agora, os pilotos tinham que trocar de carro no meio da corrida, devido à autonomia das baterias ser limitada).

    A categoria está cada vez mais fortalecida e uma prova será a participação da Porsche, que passou este ano se preparando e promete ser candidata ao título de 2019.

    “Fogo amigo” – protecionismo de Trump pode fechar fábricas nos EUA

    As tarifas que o presidente americano Donald Trump quer impor sobre carros importados podem ter reflexos internos não previstos. Entre eles, o possível fechamento de uma fábrica da coreana Hyundai, no estado do Alabama, que emprega 20 mil pessoas.

    A nova taxa de importação é de 25% sobre o preço dos veículos produzidos no exterior.

    O problema específico da Hyundai é que o sindicato que representa os trabalhadores da empresa na Coreia do Sul tem um acordo que exige que, caso a produção tenha que diminuir, antes de reduzir a fabricação nas fábricas locais a fabricante feche suas linhas de montagem no exterior.

    A ZF, até agora dedicada ao fornecimento de peças e componentes para a indústria automotiva, vai virar fabricante de carros no ano que vem. O e.GO Mover, seu primeiro modelo, é totalmente elétrico e terá versões para passageiros e carga.

    Segundo uma declaração do sindicato coreano, a fábrica do Alabama, inaugurada em maio de 2005, poderá ser a primeira a ser fechada caso a nova taxação seja realmente implementada.

    Outras fábricas potencialmente em risco são as da BMW, na Carolina do Sul, e a da Mercedes-Benz, no Alabama. As duas marcas alemãs usam suas fábricas nos EUA para produzir utilitários para vender na China. No início de julho, a China passou cobrar impostos mais altos sobre veículos produzidos nos EUA, como reação às novas tarifas impostas por Trump a produtos chineses.

    Eles estão chegando: ZF vai produzir carro elétrico

    A produtora alemã de peças e componentes ZF vai começar a produzir no ano que vem seu veículo elétrico autônomo e.GO Mover. O carro será mostrado em setembro no Salão de Hanover, juntamente com seu potencial no campo da logística digitalizada.

    A fabricação do e.GO Mover será feita em Aachen, na Alemanha. A produção inicial, segundo a ZF, ficará na casa dos cinco dígitos (menos de cem mil unidades por ano), com previsão de um aumento gradual para até um milhão num período entre cinco a sete anos.

    O e.GO mover usa um sistema de propulsão desenvolvido pela ZF, juntamente com direção e freios também elétricos. Ele trará também o Sistema ProAl de computação e sensores que permitirão funcionamento automatizado. O veículo terá versões para transporte de passageiros e de carga.

    Aventura nas alturas

    Os fãs do agente britânico James Bond, o 007, ganharam um parque temático todo seu. O empreendimento chama-se 007 Elements e fica no alto de uma montanha na cidade de Sölden, na Áustria, a mais de 3 mil metros de altitude.

    Fornecedora e patrocinadora de alguns dos filmes do mais bem-sucedido espião da história do cinema, a Jaguar Land Rover pegou uma carona no projeto e seus carros tem parte ativa nas diversas atrações oferecidas no local, que deverá se tornar uma grande atração para turistas em visita à Europa.

    O parque tem como foco o mais recente filme de Bond, Spectre, que foi filmado na região. Mas não deixa de abranger todos os 24 filmes de 007.

    O parque promete aos visitantes cenas de ação emocionantes, além de galerias interativas sobre os vários filmes, seus cenários e personagens. Além dessas atrações, o local deve atrair esquiadores nos meses do inverno europeu. Um panorama ao vivo da região pode ser visto em 360o pelo link http://007elements.soelden.com/urlaub/EN/SD/007/website_services/360panoramacams/index.html .

    Publicado em 17/07/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados