Home > Colunas > Roda Livre > Novidade da Porsche: rodas trançadas
  • Roda Livre
  • Novidade da Porsche: rodas trançadas
  • Nova tecnologia faz rodas de fibra de carbono 20 por cento mais leves e 20 por cento mais resistentes
  • Por Jorge Meditsch

    Brasileiros são apaixonados por rodas. Muita gente gasta valores incompatíveis com o que valem seus carros para decorá-los com rodas de design atraente. A última novidade no setor, porém, é exclusiva para compradores de um modelo específico da Porsche e tem um custo à altura da marca alemã: rodas de fibra trançada.

    Elas estarão disponíveis como opcionais para o Porsche 911 Turbo S Exclusive Series a partir do início do ano que vem. A fibra de carbono pode ser vista claramente sob uma camada protetora de laca transparente. O conjunto de quatro rodas pesa cerca de 8,5 quilo menos que as rodas de liga leve de série, uma redução de 20 por cento. Além disso, as rodas trançadas são 20 por cento mais resistentes.

    A máquina que trança o aro das rodas tem nove metros de diâmetro

    A nova roda tem dois componentes básicos. O centro é feito de tecido de fibra de carbono. Sua fabricação envolve o corte e a montagem de mais de 200 componentes individuais. A segunda parte é o aro feito de fibra de carbono pela maior máquina de trançagem de fibra de carbono do mundo, com um diâmetro de aproximadamente nove metros. O centro da roda é trançado dentro do aro. A roda montada é impregnada de resina e pré-endurecida em alta pressão e alta temperatura e depois endurecida em alta temperatura antes de passar por um longo processo de resfriamento. A trava central é inserida na roda acabada e a roda pronta é protegida com laca transparente.

    A tecnologia de trançagem proporciona vantagens importantes sobre o método mais convencional de fabricação de fibra de carbono: essa técnica de produção torna a estrutura material de carbono muito mais densa e mais compacta. Isto aumenta a rigidez. A nova roda de carbono é feita de um total de 18 quilômetros de fibra de carbono.

    A partir do início de 2018, as novas rodas de carbono estarão disponíveis como opção para o 911 Turbo S Exclusive Series nas dimensões 9 J x 20 para o eixo dianteiro e 11,5 J x 20 para o traseiro. O preço na Alemanha será 15.232 euros, cerca de R$ 60 mil.

    Publicado em 18/08/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados