Home > Colunas > Roda Livre > Esvaziamento: nove marcas estarão fora do Salão de Frankfurt
  • Roda Livre
  • Esvaziamento: nove marcas estarão fora do Salão de Frankfurt
  • Grandes grupos europeus como a Fiat Chrysler e a Peugeot Citroën não terão estandes na mostra alemã
  • Por Jorge Meditsch

    Pelo menos nove fabricantes de automóveis já anunciaram que não participarão do Salão Internacional de Frankfurt, que acontece no mês que vem.

    Alfa Romeo, Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, DS, Nissan, Infiniti, Mitsubishi and Volvo estarão ausentes na maior mostra automotiva do mundo. No caso da Volvo, a decisão não causou surpresa, pois a fabricante sueca já havia anunciado que não participará mais de salões.

    O Salão de Frankfurt é o maior do mundo e está em sua 67ª edição

    O maior impacto quanto à não-participação foi causado pelo grupo Fiat Chrysler, que está tentando reforçar a presença da marca Jeep na Europa, onde fabrica o Renegade na fábrica de Melfi, na Itália. Outra marca que o grupo tenta reerguer, a Alfa Romeo, era esperada como atração com a nova Giulia.

    Um dos maiores grupos automotivos europeus, a PSA Peugeot Citroën, que acaba de comprar da General Motors as operações da alemã Opel, será uma ausência importante. A Nissan, ligada à Renault, era uma presença esperada com a nova versão de seu elétrico Leaf, nesse momento em que a eletrificação automotiva é a onda dominante na Europa.

    Altos custos de participação – um estande em Frankfurt custa alguns milhões de euros – e dúvidas quanto ao retorno desse investimento estão entre os motivos que levaram às ausências já anunciadas. O questionamento agora é sobre o impacto que o fato irá causar em outros eventos internacionais de importância no futuro próximo.

    Publicado em 18/08/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados