Aproveitar o movimento da suspensão para gerar eletricidade não é uma ideia nova, e já foi testada anteriormente. Mas agora a Audi está empenhada em torna-la viável. O sistema que está sendo desenvolvido pela marca alemã denomina-se eROT e utiliza amortecedores rotativos eletromecânicos para transformar a energia gerada pelo movimento da suspensão em eletricidade. A energia é armazenada num sistema elétrico de 48 volts com bateria de íons de lítio e pode ser usada tanto para auxiliar na propulsão do carro, em veículos híbridos ou elétricos, como para o uso no sistema elétrico normal em carros convencionais. Além de economizar energia e combustível, o sistema de amortecedores elétricos permite regular a suspensão segundo as condições do piso e ao estilo de condução do motorista
Para cidades como as brasileiras – notadamente São Paulo – onde o piso ondulado predomina, o sistema se mostra particularmente interessante. Uma vantagem adicional do sistema eROT é permitir a regulagem individual dos amortecedores através de software, adaptando a suspensão às condições do piso, velocidade do carro e estilo de condução do motorista. Além da funcionalidade e da eficiência energética, como os amortecedores elétricos são horizontais, seu uso libera maior espaço para o porta-malas. Esta é uma vantagem da Audi sobre sistemas semelhantes, mas com amortecedores posicionados tradicionalmente, como o desenvolvido pela fabricante de peças e componentes alemã ZF. Por sua vez, o sistema da ZF tem a vantagem de poder ser usado em carros com arquitetura normal, sem exigir modificações estruturais. Segundo a Audi, os resultados dos testes iniciais da tecnologia eROT são promissores e seu uso em futuros modelos da Audi no futuro é bastante plausível. Publicado em 10/08/2016
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