A Volkswagen trabalha numa nova família de carros de baixo custo para o mercado chinês. A nova linha, que incluirá um utilitário esportivo, um hatch e um sedã deve ser lançada na China em 2018.
A informação foi dada pelo presidente mundial da Volkswagen, Martin Winterkorn, ao semanário alemão Bild am Sontag. O executivo afirmou que os novos populares poderão ser fabricados em outros mercados, além do chinês. Apesar de não ter especificado quais, o Brasil é um alvo potencial.
A expectativa é que os veículos custarão, na China, entre seis mil e onze mil euros (de R$ 24.000 a R$ 44.000).
No mercado chinês, o lançamento de uma linha popular pela VW será uma forma de se contrapor à expansão das marcas locais, que têm focado no segmento de entrada, negligenciado pelas grandes marcas internacionais.
Na semana passada, a Volkswagen lançou na China uma versão hatch do Santana, seu modelo mais acessível no mercado local, para tentar conquistar clientes mais jovens. Batizado de Gran Santana, o carro custa aproximadamente US$ 15.600 (R$ 53 mil) e pode ser equipado com motor 1,6 litro aspirado e câmbio manual ou com a mecânica do Golf, com motor 1,4 litro turbo e câmbio de dupla embreagem com sete marchas.
Publicado em 29/06/2015