Andamos no UTV Can-am Maverick X RS, um dos veículos off-roads mais radicais e divertidos que o dinheiro pode comprar. Projetado para ser um veículo cuja razão de existir é proporcionar o melhor desempenho off-road possível, com o mesmo desenvolvimento de um monoposto de pista. A performance como prioridade, sem preocupações em seguir exigências de órgãos de trânsito não permite a sua homologação para rodar em vias públicas.
O resultado dessa aventura da engenharia são os chamados Utility Terrain Vehicles (UTV). São um pouco semelhantes aos quadriciclos, principalmente pelas suspensões independentes, as rodas pequenas e o entre-eixos curto. Em resumo, é o melhor dos dois mundos, unindo a valentia e agilidade de um quadriciclo com a posição de pilotagem e a segurança de um jipe.
O modelo que usamos é o top de linha da Can-am, marca de quadriciclos e UTVs da BRP, o braço de veículos de recreação do grupo canadense Bombardier. A unidade foi cedida pela Casarini, que tem três concessionárias da marca no estado de São Paulo.
O principio de pilotagem do Maverick é muito simples. Depois de dar a ignição na chave, basta colocar a alavanca de câmbio na posição D (o cambio é igual a um carro automático de rua) e sair acelerando. A velocidade de resposta ao comando do pedal direito e o torque do modelo são dignos de superesportivos de pista. Palavra de quem entende. “Nossa isso aqui é um foguete tem uma retomada impressionante”, afirmou o ex-piloto e dono de equipe na Fórmula-1 Wilson Fittipaldi, que aproveitou a ocasião para acelerar o modelo.
Esse desempenho, que impressiona até os mais experientes pilotos é o resultado de uma bem-sucedida combinação entre o motor o Rotax 1.000 cm3, que desenvolve 102 cv de potência, a transmissão continuamente variável (CVT) e o peso de apenas 588 kg, obtido graças ao chassi tubular, feito em aço rígido.
Outra característica que impressiona na pilotagem do Maverick é sua estabilidade e vocação para vencer obstáculos quase que intransponíveis para veículos de rua. Os buracos e valetas são engolidos a uma velocidade incrível e em algumas situações, a capotagem parece inevitável. Ele realmente desafia as leis da gravidade.
Tudo isso, sem repassar as irregularidades do terreno para os ocupantes. A direção é controlada eletronicamente, para conforto do piloto e oferece diferentes níveis de assistência nas manobras de acordo com a velocidade do carrinho. Conta também com opção de tração 4x4 ou 4x2, conforme a preferência do piloto, controle de aceleração inteligente (ITC) e sistema antifurto com codificação digital.
A versão mais barata do Maverick é a Standard, que sai por R$ 68 mil. Já o X RS, retratado nas fotos dessa matéria, custa R$ 71,7 mil. A novidade a linha Maverick é a configuração de quatro lugares. Ela tem as mesmas especificações do modelo convencional, porém teve o chassi alongado e leva confortavelmente quatro pessoas.
Veja mais fotos: http://autoestrada.uol.com.br/galeria-aberta/4-autoimagem/17-bombardier-can-am-maverick
Publicado em 06/02/2014