Home > Autoconhecimento > Google começa a testar carros autônomos em vias públicas no 3º trimestre
  • Autoconhecimento
  • Google começa a testar carros autônomos em vias públicas no 3º trimestre
  • Avaliação de protótipos que rodam sem a necessidade de motorista será feita nos arredores de Mountain View, na Califórnia
  • Por Alessandro Reis

    O Google anunciou que iniciará no terceiro trimestre deste ano, nos Estados Unidos, os primeiros testes dos seus veículos autônomos em vias públicas. De acordo com Chris Urmson, diretor do projeto de automóveis capazes de rodar sem a intervenção de um motorista, alguns protótipos vão rodar nas vizinhanças da sede da empresa de tecnologia, em Mountain View, Califórnia.

    Google iniciou projeto adaptando carros já existentes e no ano passado lançou protótipo próprio

    Antes que algum afobado venha questionar a segurança desses testes, uma vez que ainda se trata de tecnologia experimental, sem homologação para rodar em qualquer via, como um carro convencional, os modelos autônomos serão supervisionados por motoristas. Como os veículos são equipados com volante e pedais de acelerador e freio, será possível aos supervisores assumir o comando a qualquer momento, em caso de necessidade.

    A velocidade será limitada a 40 km/h e os protótipos trazem parte frontal feita de espuma e para-brisa de material plástico e flexível, a fim de amortecer um eventual choque com pedestre ou ciclista. Esses automóveis autônomos têm sido testados até agora em circuitos fechados.

    O Google testa esse tipo de tecnologia há seis anos, inicialmente em carros convencionais adaptados, como o Toyota Prius: mais de 20 carros já rodaram mais 1,5 milhão de quilômetros sem motorista na Califórnia. A detecção de obstáculos, pedestres, ciclistas, outros veículos e sinais de trânsito é realizada por meio de radares e de uma câmera especial, com visão de 360º, instalada no teto desses automóveis.

    Publicado em 15/05/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados