Home > Autoconhecimento > Califórnia regulamenta testes de carros sem motoristas em vias públicas
  • Autoconhecimento
  • Califórnia regulamenta testes de carros sem motoristas em vias públicas
  • Veículos têm que levar piloto de testes, pronto a entrar em ação em caso de emergência
  • Por Jorge Meditsch

    O estado americano da Califórnia estabeleceu regras para testes de veículos autônomos – capazes de rodar sem motorista ao volante – em vias públicas.

    As medidas, que entram em vigor no mês de setembro próximo, estabelecem uma longa relação de medidas que deverão ser adotadas pelos fabricantes antes que um carro totalmente dirigido por computadores possa ser colocado à disposição do público.

    Para poder circular nas ruas e estradas da Califórnia, os carros terão que passar por testes anteriores em áreas fechadas. Um piloto de testes terá que ir a bordo, pronto a intervir na condução caso necessário.

    Várias marcas trabalham no desenvolvimento de carros sem motoristas. A Califórnia terá regras para utilização de veículos autônomos por particulares no início do ano que vem

    Qualquer acidente envolvendo o veículo testado terá que ser reportado às autoridades de trânsito, assim como eventuais situações em que o piloto de testes tenha sido obrigado a assumir o comando do carro.

    Para obter a licença para testar seus veículos, as fabricantes terão que pagar uma taxa de US$ 150 por carro. Por outro lado, serão obrigadas a apresentar uma apólice de seguro no valor mínimo de US$ 5 milhões.

    O desenvolvimento de carros capazes de se deslocarem no trânsito sem interferência humana está sendo feito por várias marcas e entidades, entre elas o Google, que tem várias unidades de seu modelo rodando há alguns anos pelos Estados Unidos.

    Publicado em 27/05/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados