Home > Autoconhecimento > Jaguar vai completar série de esporivo interrrompida em 1964
  • Autoconhecimento
  • Jaguar vai completar série de esporivo interrrompida em 1964
  • A empresa previa fazer 18 unidades do E-Type Lightweight, uma versão de corrida de seu modelo mais icônico. Mas fabricou apenas 12
  • Por Jorge Meditsch

    A Jaguar anunciou que irá completar a série de 18 exemplares do E-Type Lightweight, modelo de alta performance que lançou em 1964. Naquele ano, a marca inglesa fabricou apenas 12 dos 18 carros previstos.

    O E-Type é um clássico entre os carros-esporte e considerado um dos modelos mais bonitos de todos os tempos por suas linhas suaves e sensuais, dominadas por um longo capô dianteiro e pela cabine recuada, quase suspensa na traseira. Entre 1961 e 1974 foram produzidos 72.500 exemplares do carro.

    Os seis carros serão feitos a mão e serão réplicas perfeitas dos originais, que foram pilotados, entre outros, por Graham Hill e Jackie Stewart

    A versão Lightweight (peso leve) era voltada às competições e pesava menos 114 kg que o modelo de produção normal. A redução se devia ao uso do alumínio na carroceria e estrutura do carro, que tinha um motor de seis cilindros em linha com 3,8 litros, com bloco e cabeçote também de alumínio. O carro era espartano, sem o luxuoso acabamento interno dos modelos de produção normal.

    Entre os pilotos que guiaram o E-Type Lightweight se destacam os campeões mundiais da Fórmula 1 Graham Hill e Jackie Stewart. O motor de 344 cv levava o carro a 274 km/h.

    O modelo especial começou a ser produzido em 1963 e apenas 12 das 18 unidades previstas foram completadas até 1964, mais duas carrocerias de reserva. A Jaguar registra 11 sobreviventes, nas mãos de colecionadores.

    A Jaguar informou que os seis carros que completarão a série original serão reproduções perfeitas, construídas a mão. O lançamento está previsto para o final deste ano e a notícia já está agitando o mundo dos grandes colecionadores internacionais.

    Publicado em 14/05/2014

    divulgação -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados