Home > Autoconhecimento > GM desenvolve luva robótica com NASA para aumentar força de operários
  • Autoconhecimento
  • GM desenvolve luva robótica com NASA para aumentar força de operários
  • Equipamento, derivado de um robô da agência especial norte-americana, deve ser testado em breve em fábricas da montadora
  • Por Alessandro Reis

    A General Motors está desenvolvendo uma luva robótica, chamada de RoboGlove, para multiplicar a força das mãos de trabalhadores de fábricas da companhia automotiva.

    O projeto, realizado em parceria com a empresa suíça Bioservo Technologies, teve início em outra colaboração da GM, dessa vez com a NASA, a agência espacial norte-americana: o robô humanoide Robonaut 2, que ajuda os astronautas da Estação Espacial Internacional em tarefas cotidianas e cujos dedos são acionados com tecnologia da montadora.

    Luva especial será usada para levantar ferramentas pesadas, por exemplo

    A Bioservo, especializada em assistentes robóticos "vestíveis", já produz luvas destinadas a reduzir a fadiga muscular e/ou prover força adicional às mãos. Um dos avanços da RoboGlove é a adição de um sistema de resposta tátil aos dedos, tornando mais natural a operação do equipamento, que também fornece ainda mais força extra às mãos do operador, já que se destina a aplicações industriais.

    Para funcionar, a luva robótica é conectada a uma bateria presa a uma espécie de cinturão e conta com um "antebraço" que também entrega força adicional ao usuário. Quando começar a ser utilizado, ainda em fase de testes, o equipamento vai ajudar operários em tarefas como erguer e movimentar ferramentas e componentes mais pesados.

    A tecnologia também pode ser aplicada com fins médicos, como, por exemplo, no auxílio à reabilitação muscular de pacientes.

    Publicado em 06/07/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados