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  • Fábrica de Iracemápolis começa a operar apenas como linha de montagem, utilizando componentes importados e poucos itens nacionais
  • Por Jorge Meditsch

    Estrelas fazem estrelas – a Mercedes-Benz aproveitou a inauguração de sua nova fábrica de automóveis brasileira em Iracemápolis, interior de São Paulo, para estrear este novo slogan. As instalações, abertas em 21 de março, estão começando a funcionar de forma lenta e gradual, produzirão inicialmente o sedã Classe C 180. A fabricação do SUV CLA está prevista para começar no segundo semestre.

    No momento de sua abertura, a fábrica de Iracemápolis está longe de estar pronta. As instalações da pintura, por exemplo, apesar de terem merecido destaque no material divulgado à imprensa, ainda não foram construídas. Cumprindo o ritual cronológico previsto pelo programa Inovar Auto, a nova fábrica começa montando unidades trazidas quase integralmente da Alemanha: a carroceria, por exemplo, chega desmontada, mas já pintada. Tampouco há um setor de soldagem: as peças são aparaafusadas ou, como no caso do teto, fixadas com adesivos químicos. Os componentes nacionais, inicialmente,serestingem aospneus, bancos e outros itens menores.

    O sedã C180 é o primeiro modelo feito em Iracemápolis. O GLA começa a ser montado no segundo semestre. Inicialmente, as peças da carroceria chegam da Alemanha pintadas

    A Mercedes-Benz já teve outra fábrica de automóveis no país, em Juiz de Fora, MG. Inaugurada em 1999, ela produziu a primeira geração do Classe A, um veículo revolucionário e muito avançado tecnicamente para a época. Infelizmente, por várias razões, entre elas o preço elevado e um enfoque equivocado de marketing, comparando o compacto aos carros de sonho da marca da estrela, o Classe A não foi um sucesso e sua fabricação foi suspensa.

    Obrigada a manter a fábrica da Juiz de Fora em funcionamento, devido ao recebimento de favores fiscais, a Mercedes utilizou suas instalações por algum tempo para montar o Classe C Coupé. Numa operação aparentemente ilógica, as peças do carro – todas elas – eram trazidas da Alemanha, o carro era montado e exportado para a matriz. Para ser vendido no Brasil, o Classe C Coupé precisava ser importado novamente, agora já em condições de uso imediato.

    A fábrica de Juiz de Fora, atualmente, está voltada à produção da linha mais sofisticada de caminhões da Mercedes-Benz e, como toda a indústria do setor, está passando por um período nada fácil. Além dela, a Mercedes fabrica caminhões e chassis de ônibus em São Bernardo do Campo, SP, e é a maior fabricante do segmento no país.

    Voltando ao tema inicial, a Mercedes disputa com a Audi a supremacia do setor de veículo premium, praticamente o único no mercado brasileiro a não ter registrado queda nas vendas no ano passado. No último ano, houve um empate técnico no primeiro lugar (A Audi vendeu menos de 10 carros a mais que a MB). A BMW, que também tem uma linha de montagem no país, em Santa Catarina, é a terceira colocada. A Audi está montando no Brasil o A3 Sedan e deve começar a produzir o utilitário esportivo Q3 em São José dos Pinhais, PR, em instalações compartilhadas com a Volkswagen.

    Publicado em 24/03/2016

    divulgação - Vista aérea da fábrica de Iracemápolis


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