Home > Autodescoberta > Empresa sueca desenvolve frenagem de emergência a vácuo
  • Autodescoberta
  • Empresa sueca desenvolve frenagem de emergência a vácuo
  • Na iminência de batida, sistema lança placa no asfalto, que 'cola' no piso. Promessa é reduzir em 40% distância para brecar o veículo
  • Por Alessandro Reis

    A empresa sueca de autopeças Autoliv desenvolveu um sistema de frenagem de emergência que promete reduzir em cerca de 40% a distância necessária para um automóvel brecar a velocidades de até 70 km/h.

    Equipamento está em fase de testes e pode ser adotado no futuro por montadoras

    Denominado freio Torricelli, em homenagem ao inventor do barômetro, o equipamento inova por usar sucção adicionalmente às tradicionais pinças e discos de freio.

    A Autoliv divulgou um vídeo para demonstrar como o aparelho, ainda em fase de protótipo, funciona. Em caso de iminência de uma colisão e se o motorista não aplicar toda a força no pedal de freio, uma placa instalada na traseira do veículo "cai" sobre a pista em aproximadamente um décimo de segundo e aplica sobre o asfalto uma sução de 15 mil Newtons ou cerca de uma tonelada.

    Por enquanto, nenhuma montadora confirmou interesse em instalar a engenhoca nos seus automóveis, mas a Autoliv está fazendo demonstrações para conquistar potenciais clientes.

    Publicado em 02/07/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados