Home > Autodescoberta > Experimentando o Mahindra pelo sul de Minas Gerais
  • Autodescoberta
  • Experimentando o Mahindra pelo sul de Minas Gerais
  • Andamos com o novo Mahindra por estradas e trilhas do sul de Minas Gerais
  • Por Claudio Larangeira

    O Início

    Como início dos roteiros e primeiro apoio, indicamos a pacata Águas da Prata, última cidade paulista, quase na divisa com Minas Gerais. São 230 quilômetros saindo de São Paulo, tudo por rodovias com pistas duplas. Nesse percurso avaliamos o consumo do Mahindra em estradas asfaltadas. Com o cruise control ligado, conseguimos fazer 12,5 quilômetros por litro, viajando a 100/110 quilômetros por hora.

    Águas da Prata possui mais de 10 fontes de águas minerais e a mais famosa entre elas é Fonte Vilela, a mais radioativa das Américas. A estrutura hoteleira da cidade é pequena, mas razoável. O primeiro roteiro, saindo da cidade é curto, cruzando a ferrovia perto do pedágio e subindo parte da Serra da Mantiqueira, passando pelas “Sete Cachoeiras” e retornando para a cidade pelo caminho da Fonte Platina. No seco é uma trilha até fácil, mas em época de chuvas com várias nascentes brotando ao lado da estrada, seu percurso é quase impossível. Usamos a tração 4x4 nesse caminho e nas subidas, a força do motor mHawk do Mahindra mostra eficiência.

    Caminho para Andradas

    O segundo roteiro, partindo de águas da Prata, segue o sentido da mineira Andradas. Logo no início temos a Fazenda São Miguel Arcanjo onde fica o complexo Canto dos Xamãs, com pousada, venda de produtos orgânicos, aluguel de cavalos e uma oca onde são feitos cultos holísticos. A paisagem é de fazendas de café e gado.

    Muito cuidado ao transitar por esse caminho com as pessoas andando pela trilha. São os peregrinos fazendo “Os Caminhos da Fé”, que estão indo a pé até Aparecida. Continuando no sentido Andradas, siga placas indicando Pico do Gavião. O local é considerado um dos melhores points para Voo Livre do mundo, com decolagem para todos os quadrantes. Fica na Serra do Caracol, a 1663 metros acima do nível do mar. Tem amplo estacionamento, banheiros, chuveiros, lanchonete, churrasqueiras e Camping.

    Na subida para o Pico do Gavião, usamos novamente a tração 4x4 para sentir melhor o veículo e transitar mais suave nas subidas. O engate elétrico da tração 4x4 e reduzida é preciso e aciona o sistema escolhido imediatamente. Descendo o Pico do Gavião, atenção com alguns praticantes de Mountain Bike pela trilha. Depois de passar pela Pousada do Gavião, siga direção Andradas.

    Para Pocinhos do Rio Verde e Poços de Caldas

    Em Andradas um local agradável para refeições é o Restaurante do Clube Rio Branco, no centro. A cidade é conhecida por seus biscoitos e vinhos. Saindo de Andradas, no asfalto, pela MG-455, temos duas atrações: nas proximidades do km 30, a saída por terra para a Pedra do Elefante, na Serra do Pau D”Alho e a fábrica de doces caseiros das Duas Irmãs.

    Continuando pelo asfalto seguimos até Ibitiura de Minas. Não se assuste se avistar na beira da estrada elefantes girafas e rinocerontes. O calor não está afetando sua visão - você está passando pelo Sitio Ponte Nova, onde o Josué Zeferino, ou o Joca Escultor, como é conhecido na cidade, constrói animais em tamanho natural, com terra de formigueiro, cimento e ferragens de sucata.

    De Ibitiura de Minas subindo a trilha para o alto da Serra do Maranhão, temos três caminhos que podem ser feitos. O mais curto pela direita atravessa sítios e pequenas fazendas e termina em Santa Rita de Caldas. Seguindo mais adiante e ainda pela direita chegamos em Caldas ou continuando sempre em frente no topo da serra, o destino é Poços de Caldas. Essa cidade, que já recebe turistas desde o início do século passado, tem uma ótima estrutura de hotéis e restaurantes. A sugestão é um pernoite na cidade e pela manhã fazer um grande passeio a pé pelo centro. Comece pelo comercio lateral da Praça Pedro Sanches, coreto, Grande Hotel, Relógio Floral, antiga Estação da Companhia Mogiana, Museu Histórico e Geográfico e se ainda tiver pique, suba até a Fonte dos Amores.

    Continuando pelos caminhos podemos seguir por terra em direção norte até Alfenas e Represa de Furnas. Nesses caminhos sentimos que o ruído interno no Mahindra é bem baixo, mas entra um pouco de pó bem fino pela quinta porta.

    Mais alguns roteiros pela região:

    Andradas – Pocinhos do Rio Verde

    Caldas – Poço Fundo

    O novo veículo da marca indiana, montado em Manaus, combina robustez com conforto

    Caldas - Botelho

    Santa Rita de Caldas – Pouso Alegre

    Ibitiura de Minas – Ouro Fino

    O veículo

    Para essa reportagem, usamos o MOV Mahindra Off-Road Vehicle, que a Bramont está montando em Manaus, com componentes indianos. O carro, com proposta bem off-road é muito confortável também em situações urbanas. O acabamento interno é bem completo e com bancos de couro. Tem uma disposição de bancos que pode acomodar até 7 pessoas.

    O engate elétrico de tração é bastante preciso e rápido. O motor turbodiesel, com intercooler e injeção eletrônica tem 2.2 litros e quatro cilindros.

    Preço: R$97.900,00

    Serviço:

    Grande Hotel Prata (19) 3642-2229

    Caminhos da Fé (19) 3642-2296

    Pousada Canto dos Xamãs (19) 3642-2033

    Pousada Pico do Gavião (35) 3731-0810

    Restaurante Clube Rio Branco (35) 3731-1545

    Doces Caseiros Duas Irmãs (35) 3731-0816

    Sítio Ponte Nova- Joca Escultor (35) 9965-3799

    Hotel Nacional Inn- Poços (35)3722-2000

    Olivia Restaurante – Poços (35) 3712-8077

    Publicado em 09/11/2014

    Claudio Larangeira - Caminho para Andradas.


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados