Home > Autodescoberta > Volkswagen prorroga prazo para inscrições em concurso de design
  • Autodescoberta
  • Volkswagen prorroga prazo para inscrições em concurso de design
  • Trabalhos podem ser inscritos até 8 de agosto
  • Por Jorge Meditsch

    A Volkswagen prorrogou o prazo para inscrição no concurso “Talento Design”, voltado a estudantes de Desenho Industrial, Design, Moda e Arquitetura. A data limite agora é 8 de agosto. Os participantes melhor colocados no concurso farão um estágio remunerado de um ano no departamento de Design da marca, na fábrica de São Bernardo do Campo, SP. Os premiados também farão uma viagem para visitar o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em setembro de 2015.

    O tema deste ano, “Carry Me”, propõe o desenvolvimento de um meio de transporte que possa ser carregado pelo usuário. Esse veículo poderá ser de uma bicicleta ou scooter dobrável a um skate ou patinete motorizados – sem se limitar a esses conceitos. A condição básica é que o veículo seja carregável, podendo ter qualquer tipo de sistema de propulsão (conceitual ou viável). Os projetos deverão prever o ambiente e os cenários de utilização das opções propostas

    Duas áreas de atuação

    O “Talento Design” tem duas modalidades: Shape Design e Color&Trim. A categoria Shape Design é a área do design que desenvolve novos conceitos estéticos do produto, aliando-os diretamente com sua funcionalidade e a integração com os anseios do consumidor. Os profissionais de Color&Trim cuidam sobretudo de potencializar a inter-relação de usuário e automóvel. Entre suas atividades estão o desenvolvimento de cores e acabamentos para externos e internos, elaborar figurinos para bancos, revestimentos, logotipos e apliques gráficos, texturas para diferentes superfícies e linhas de acessórios pessoais, como roupas, bolsas etc.

    Para participar

    Os premiados no concurso ganham estágio de um ano no departamento de design da fábrica e uma viagem ao Salão de Frankfurt, na Alemanha

    Podem participar do Talento Design estudantes universitários, maiores de 18 (dezoito) anos, matriculados em 2015 no último ano dos cursos de Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto ou Programação Visual, Design de Interiores e Acabamentos, Moda ou Arquitetura.

    Na primeira etapa do concurso, serão selecionados 20 projetos de Shape Design e 10 de Color&Trim, cujos autores farão uma visita à fábrica da Volkswagen, onde passarão por entrevistas e provas de aptidão. Do grupo inicial, serão escolhidos 10 finalistas de Shape Design e cinco de Color&Trim, que no dia 5 de dezembro farão defesa final de seus projeto e a apresentação dos protótipos.

    O regulamento está disponível no site http://www.vwbr.com.br/design/

    Revelando talentos

    Realizado desde 1998, o Talento Volkswagen Design é um processo seletivo inovador. Após a etapa de inscrições e apresentação dos trabalhos, os universitários têm seus projetos avaliados pela equipe de designers da Volkswagen do Brasil. Nas fases seguintes, são realizadas prova de aptidão, dinâmica, entrevista e apresentação do trabalho final, com defesa perante banca.

    Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Volkswagen Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa. Entre os profissionais relevados no Talento Design está Marco Antônio Pavone, autor do desenho do up!, por exemplo.

    Publicado em 11/07/2014

    JM -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados