Home > Autodescoberta > Estudantes da FEI vencem campeonato internacional BAJA SAE nos Estados Unidos
  • Autodescoberta
  • Estudantes da FEI vencem campeonato internacional BAJA SAE nos Estados Unidos
  • Campeonato internacional teve mais de 100 participantes, das mais importantes faculdades de engenharia do mundo
  • Por Jorge Meditsch

    Estudantes brasileiros da FEI, de São Bernardo do Campo, SP, conquistaram pela quarta vez o título do campeonato Baja SAE Kansas, realizado entre 22 e 25 de maio, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

    A disputa contou com mais de 100 equipes de estudantes de engenharia de todo o mundo.

    Composto por 14 alunos, o time do Centro Universitário da FEI levou para o campeonato o protótipo off-road MBF-28, batizado de Armadillo (tatu em espanhol). A equipe brasileira obteve o primeiro lugar em Projeto, terceiro nas categorias Apresentação de Vendas e Custos e Design, e o quarto lugar no na prova de resistência de durabilidade na pista, com quatro horas de duração.

    Esta foi a quarta vitória da FEI no Baja SAE, realizado nos EUA

    As cinco equipes melhor colocadas na classificação geral foram a do Centro Universitário da FEI, a da Universidade de Michigan – Ann Arbor, da Iowa State University, da Cornell University e a do Rochester Institute of Technology.

    A FEI é a instituição de ensino brasileira com mais títulos internacionais e nacionais na categoria Baja SAE: heptacampeã brasileira (2001, 2002, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2011) e tetracampeã mundial (2004, 2007, 2008 e 2014).

    O Armadillo, um pequeno veículo de competição offroad, foi projetado e desenvolvido pelos alunos da FEI, sob supervisão dos professores. Um dos principais destaques do veículo é o sistema de telemetria, que permite que o boxe receba em tempo real informações sobre a velocidade, rotação do motor, níveis de bateria e do tanque de combustível. Numa tela acoplada ao volante, o piloto pode verificar o tempo do motor ligado, velocidade e bateria.

    O carro da FEI também tem GPS, faróis de LEDs alimentados por energia solar, suspensão traseira com braços triangulares duplos, transmissão automática com componentes de fibra de carbono, e banco feito com laminado de fibra de Curará –uma planta da família do abacaxi.

    Os critérios de avaliação da competição incluíram: segurança, projeto, custos de fabricação, aceleração e velocidade, subida de rampa, suspensão e tração, e o enduro. A equipe também foi avaliada pelo relatório e apresentação do projeto, custos e, excepcionalmente este ano, por uma apresentação de vendas.

    Publicado em 27/05/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados