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  • O Audi Q3 é o SUV premium mais vendido no Brasil. A marca quer consolidar esta posição
  • Por Jorge Meditsch

    Se chegar ao topo não é fácil, manter-se no alto também exige muito trabalho e estratégia. O Audi Q3 é hoje o utilitário esportivo premium mais vendido no Brasil mas, nem por isso, a marca alemã parece plenamente satisfeita. E, visando ampliar ainda mais sua clientela, amplia a gama do SUV, acrescentando a ela uma versão de entrada com preço especialmente atraente.

    A novidade maior da gama Q3 é exatamente o modelo com motor 1,4 litro turbo, focada no consumidor fã de utilitários que procura, sobretudo, uma opção para uso urbano. Para a nova aplicação, o premiado motor do Grupo Volkswagen, que equipa vários outros veículos, ganha um acerto que lhe proporciona 150 cv (no Golf ele tem 140 cv).

    1.4, só com tração dianteira

    Com o motor 1.4, o Q3 custa cerca de R$ 127 mil na versão Attraction e R$ 144 mil na Ambiente, ambas com tração dianteira. Mais caras, as versões com motor 2.0 TFSI podem ter 180 cv ou 220 cv e trazem todas a tradicional tração integral Quattro – evidentemente por preços mais altos. O 2.0 Attraction tem preço sugerido de R$ 145.190 e o Ambiente, R$ 165.190. Com 220 cv, o Q3 custa R$ 190 mil.

    Experimentamos o Q3 1.4 litro num circuito misto cidade-estrada que, embora curto, permitiu uma boa avaliação do seu desempenho. Como esperado, a nova motorização mostrou-se muito satisfatória no uso urbano. Conjugada com o câmbio de dupla embreagem, ela garante boa agilidade nas arrancadas – o carro chega a 100 km/h em cerca de 9 segundos, uma marca respeitável.

    Na estrada, o 1.4 não faz má figura em velocidade constante mas, nas ultrapassagens, o motor precisa subir de rotação, gerando maior ruído e uma certa aspereza ao ser solicitado. A velocidade máxima, 204 km/h, é mais do que suficiente para pessoas de bom senso.

    O motor 1.4 TFSI é mais do que suficiente para uso urbano. As opções 2.0 são melhores na estrada

    Para maximizar a economia, que já é um atributo natural dos motores de última geração com injeção direta de gasolina, todas as versões do Q3 são equipadas com o sistema start-stop, que desliga o motor quando o carro para e dá a partida novamente assim que o motorista tirar o pé do freio.

    Mais atlético, o 2.0 com 180 cv chega a 100 km/h em 7,6 segundos e a uma máxima de 217 km/h e o topo de linha, com 220 cv, atinge 233 km/h e arranca até 100 km/h em 6,4 segundos. As duas versões 2.0 se destacam principalmente na estrada, rodando de forma mais silenciosa e proporcionando ultrapassagens mais ágeis e silenciosas.

    Nas versões maiores, a tração quattro, além de aumentar a estabilidade e segurança nas curvas, sobretudo com piso molhado, proporciona alguma capacidade para rodar fora de estrada e por caminhos mais acidentados. Esse tipo de tração, que divide a força do motor entre as rodas do carro conforme a necessidade do momento, não foi criado pensando em aventuras por trilhas desafiadoras, mas para proporcionar maior tração e segurança nos invernos nevados europeus.

    Aparência

    O Q3 passou por retoques estéticos que reforçam sua proximidade com os cupês e hatches. A grade dianteira é nova e é o elemento mais diferente do modelo para este ano. Os faróis são de xenônio e trazem luzes de condução diurna de LEDs. As medidas básicas não mudaram.

    Como é de se esperar em carros premium, as versões de entrada 1.4 e 2.0 Attraction já vêm com ar-condicionado, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luz e chuva e volante esportivo com shift paddles. A 2.0 Attraction conta ainda com banco elétrico do motorista e pacote de iluminação, que também são equipamentos de série nas duas versões Ambiente e Ambition. A versão 1.4 traz rodas de liga de 17 polegadas, enquanto as opções 2.0 tem rodas de 18 polegadas.

    Publicado em 17/07/2015

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