Home > Autoavaliação > Sentra 2016: discretas mudanças num bom produto
  • Autoavaliação
  • Sentra 2016: discretas mudanças num bom produto
  • Com uma presença firmada no segmento dos sedãs médios, o Sentra chega a uma nova geração com alterações no visual e tecnológicas
  • Por Jorge Meditsch

    O Sentra é um carro do contra. Quando a Nissan o lançou no Brasil, apesar de toda sua aparência tradicional e circunspecta, apresentou o sedã como uma alternativa jovem no segmento. É claro que não pegou: como seus concorrentes, o Sentra acaba disputando um público bem específico de compradores bem situados financeiramente, conservadores e amantes do conforto.

    Dentro desses parâmetros, o Sentra faz sucesso e disputa a terceira posição no segmento, atrás dos imbatíveis japoneses da Honda e da Toyota, que chegaram ao Brasil mais cedo e construíram uma sólida reputação de confiabilidade.

    A nova versão tem traços um pouco mais dinâmicos que a anterior. Na frente, destaca-se a nova grade e os faróis que a fábrica diz serem de LEDs, mas na realidade trazem os diodos emissores de luz apenas nas luzes de uso diurno, que permanecem acesas à noite, criando uma assinatura visual luminosa para o carro.

    Nossa experiência com o novo Sentra foi realizada quase toda na estrada, com poucos trechos urbanos de entremeio. O carro é confortável e agradável de dirigir. A direção elétrica é um ponto importante para isso, além da suavidade característica proporcionada pelo câmbio CVT que, por suas características, não realiza trocas de marchas e, portanto, não causa absolutamente nenhum solavanco.

    O interior é bastante silencioso, apesar de que, quando o motor é solicitado para uma ultrapassagem, por exemplo, tornar-se subitamente ruidoso por ter que subir bastante a rotação – seu torque máximo só aparece em alto regime. Chega a ser um tanto desagradável, mas como essas situações são pontuais, não ocorrendo toda hora, dá para relevar.

    O motor do Sentra tem 2 litros de cilindrada, quatro cilindros e 16 válvulas. Ele é o único motor bicombustível da marca com essa cilindrada e um diferencial do carro no mercado brasileiro – só existe aqui. Nos outros mercados internacionais, é usado um motor 1,8 litro. Com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS), o 2.0 atinge 140 cavalos a 5.100 rpm, com torque de 20 kgfm a 4.800 rpm.

    O câmbio CVT é um importante aliado da economia de combustível, pois permite que o motor trabalhe sempre na faixa de rotações ideal. Ele se harmoniza muito bem com o controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático): na estrada, dá para ver a rotação flutuar de acordo com a inclinação da pista, enquanto a velocidade permanece constante.

    Uma mudança importante na nova geração foi a alteração realizada no câmbio, que teve sua amplitude aumentada. Transmissões desse tipo – de variação contínua – não têm marchas escalonadas, como as manuais e as automáticas convencionais. O aumento de amplitude, na prática, equivale a um aumento no número de marchas num câmbio convencional, proporcionando maior economia em alta velocidade e melhores arrancadas.

    Além da mudança no câmbio, o Sentra 2016 traz uma importante novidade quanto à segurança: os controles de tração e de estabilidade.

    Série especial

    A série Unique, com preço sugerido de R$ 87.490, não tem diferenças na mecânica e mantém os itens de acabamento da versão SL, na qual é baseada, adicionando alguns toques de exclusividade e bastante bom gosto. O mais evidente é o acabamento em tons cinza e bege claros dos painéis das portas e dos bancos, que proporciona uma sensação de maior espaço interno.

    Outros detalhes são o tapete diferenciado, rodas aro 17 com desenho exclusivo, friso lateral pintado na cor da carroceria, posicionado na base da porta, soleiras das portas iluminadas, automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico e sistema antiesmagamento (que deveria ser de série em todas as versões) e alarme volumétrico.

    A versão inclui também chave inteligente I-Key, que dispensa o manuseio para abertura das portas e partida do motor, faróis de neblina, câmera traseira com imagem no display do rádio, navegação por GPS, airbags laterais e de cortina, sensor de estacionamento e teto solar.

    Conectividade

    Nas versões SL e Unique, o Sentra utiliza agora o sistema Nissan Connect, plataforma global da marca para a conectividade com aplicações de celulares. O pacote de serviço do Nissan Connect é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro e depende da compatibilidade do telefone do condutor com o pacote de dados e do cadastro no aplicativo.

    E desde a versão de entrada 2.0 S, o Nissan Sentra traz o sistema Bluetooth® com comandos no volante.

    Preços e versões

    2.0 S (R$ 69.190)

    • Motor flexfuel 2.0 16V de 4 cilindros com sistema variação da abertura das válvulas CVVTCS e acelerador eletrônico

    • Transmissão manual de 6 marchas

    • Airbags frontais para motorista e passageiro

    • Alarme perimétrico

    • Alças de teto retráteis (3) para os passageiros

    • Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (3)

    • Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme através de controle remoto

    • Acabamento dos bancos em veludo na cor preta

    • Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas

    • Ar-condicionado

    • Banco do motorista com regulagem de altura

    • Banco traseiro bipartido 60/40, dobrável (180 graus)

    • Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor

    • Bluetooth® com comandos no volante

    • Cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura e 3 cintos traseiros de três pontos

    • Chave inteligente presencial (I-Key)

    • Computador de bordo (medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa e aviso de abertura das portas)

    • Console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado

    • Conta-giros

    • Controle de áudio no volante

    • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador

    • Direção elétrica com assistência variável

    • Display digital de quilometragem total e parcial e mensagens de alerta

    • Faróis de neblina

      O câmbio CVT, uma especialidade da Nissan, ganhou mais amplitude, dando maior flexibilidade ao carro. Ele é um importante fator para o conforto de rodagem e economia

    • Faróis e lanternas traseiras em LED

    • Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem (BA)

    • Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)

    • Lanternas traseiras em LED

    • Iluminação interna central

    • Limpador de para-brisa com 2 velocidades e controle intermitente variável

    • Maçanetas externas e internas das portas cromadas

    • Para-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro

    • Porta-copos dianteiros (2)

    • Porta-luvas com sistema de amortecimento e chave

    • Porta-óculos

    • Rádio CD Player com MP3, função RDS e 4 alto-falantes

    • Relógio integrado ao display do equipamento de áudio

    • Retrovisores externos com regulagem elétrica e na cor do veículo, com luzes indicadoras integradas

    • Rodas de liga leve aro 16 e pneus 205/55 R16 (Bridgestone Turanza)

    • Sistema elétrico de travamento central das portas

    • Sistema eletrônico de ignição por meio de botão (Start Stop)

    • Sistema de Partida a frio Flex Start®

    • Tampa de combustível com abertura interna

    • Tapete em carpete

    • Travamento das portas e do porta-malas com o veículo em movimento

    • Tomada de 12V integrada ao console central

    • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para vidro do motorista

    • Volante com acabamento em couro e com três raios e coluna de direção com regulagem de altura e profundidade

      2.0 SV (R$ 75.990)

      Inclui todos os itens da versão S, acrescidos da relação seguinte:

    • Câmbio XTRONIC® CVT

    • Ar-condicionado automático digital de duas zonas

    • Acabamento dos bancos de couro na cor preta (com partes sintéticas)

    • Porta-copos traseiros (2) integrados ao descansa braço

    • Controles de Tração e Estabilidade (Vehicle Dynamic Control)

    • Controlador automático de velocidade de cruzeiro (piloto automático)

    • Luz de leitura para motorista e passageiro dianteiro

    • Rádio CD Player com MP3 e display 4,3" colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, USB no console central e 6 alto-falantes

      2.0 SL sem teto solar (R$ 82.490) / 2.0 SL com teto solar (84.990)

      Inclui o conteúdo da versão SV, e mais:

    • Airbags laterais e de cortina

    • Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)

    • Retrovisores externos rebatíveis eletricamente

    • Retrovisor interno eletrocrômico

    • Rodas de liga leve aro 17 e pneus 205/50 R17

    • Sensor de estacionamento

    • Sistema de navegação integrado ao painel com Nissan Connect®

    • Rádio CD Player com MP3 e display 5,8" colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, USB no console central e 6 alto-falantes

    • Câmera traseira e sistema GPS integrados ao display do painel

      2.0 Unique (R$ 87.490)

      Itens adicionais ao SL:

    • Acabamento interno claro (tons cinza e bege)

    • Rodas esportivas exclusivas, aro 17

    • Soleiras das portas iluminadas

    • Frisos laterais na base das portas na cor da carroceria

    • Automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico

    • Alarme volumétrico

      Publicado em 08/07/2015

    Galeria Relacionada 07/07/2015 - Sentra 2016

    divulgação -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados