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  • A Ford está contente com o desempenho do Focus no mercado, mas mesmo assim, traz uma versão aperfeiçoada do modelo para reforçar sua posição
  • Por Jorge Meditsch

    Não é comum mexer tão cedo em um modelo, especialmente se for um sucesso de vendas. Mas a Ford resolveu atualizar o Focus apenas três anos após seu lançamento, trazendo para o mercado, em agosto próximo, a nova versão do seu hatch médio. A medida pode ter tido uma motivação externa: a chegada, também no segundo semestre, da versão nacional do VW Golf, seu maior rival.

    A inovação mais visível no que a Ford chama de nova geração do Focus está no design de sua dianteira, bastante modificada. A nova grade, alinhada ao para-choques, deu ao carro um ar mais agressivo e, ao mesmo tempo harmônico. O interior não mostra mudanças radicais, mantém o design focado no motorista e o bom acabamento e materiais.

    Mecanicamente, o carro não muda em termos gerais. Há duas versões de motor, o 1,6 litro flex com 135/131 cv, equipado com câmbio manual de cinco marchas e o 2,0 litros com 178/175 cv, acompanhado por um bom câmbio automático de dupla embreagem com seis marchas - um conjunto que dialoga muito bem entre si. A partir da versão SE, a transmissão vem com comandos no volante, para satisfação dos que gostam de se imaginar num Fórmula 1 ou dos que se acham mais inteligentes do que o computador que controla as trocas de marcha.

    Como na versão anterior, o Focus é um carro que agrada bastante ao dirigir, com respostas precisas da direção e uma suspensão (independente nas quatro rodas) eficiente nas curvas e bastante confortável para o dia-a-dia. O interior é bem silencioso, embora em alguns tipos de asfalto, os pneus gerem alguma aspereza e ruído.

    Um destaque da nova geração é a presença, em todas as versões, dos controles de estabilidade e tração, itens que podem contribuir muito para a segurança em situações de risco, principalmente nas estradas. O controle de estabilidade corrige, evidentemente dentro de limites, eventuais exageros do motorista, ajudando a manter o carro na trajetória desejada através da frenagem de uma das rodas, contrariando a tendência a escapadas de frente ou de traseira. Ele aproveita os sensores dos freios ABS, da mesma forma que outros itens também presentes no Focus, como o assistente de partida em rampas e o aviso de perda de pressão nos pneus.

    A fábrica fez bastante alarde com as novas tecnologias disponíveis para o hatch médio, mas os recursos mais avançados só estão presentes na versão topo de linha

    A Ford aproveitou o lançamento do Focus 2016 para ressaltar o lançamento de tecnologias que, embora já presentes há algum tempo em modelos importados, ainda não são disseminadas no Brasil. Entre elas está o assistente de frenagem autônomo, que evita a colisão traseira em velocidades de 20 km/h e reduz o impacto a até50 km/h. O sistema de segurança, da mesma forma que o sistema de estacionamento automático para vagas paralelas e perpendiculares, porém, é exclusividade da versão topo de linha Titanium Plus.

    Todas as versões trazem de série o sistema de conectividade SYNC, com tela de 4,2”, conexão Bluetooth, entradas USB, comandos de voz em português para áudio e telefone, e sistema de Assistência de Emergência, capaz de fazer uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência 192, SAMU, em caso de acidente em que os airbags tenham sido ativados ou houver corte automático de combustível. A versão Titanium vem com o SYNC MyFord Touch, com tela de 8 polegadas e sistema de navegação

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    Versões e preços

    O Novo Focus Hatch 2016 parte de R$ 69.900 – o mesmo preço da geração anterior, trazendo de série com rodas de liga leve de 17”, sistema AdvanceTrac, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 4,2”, AppLink e Assistência de Emergência.Faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável MyKey e ar-condicionado também fazem parte do pacote.

    Por mais R$ 2.000, o SE Plus 1.6 oferece rodas de liga leve 17”, airbags laterais, bancos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital de dupla zona.

    Com o mesmo equipamento, a versão SE Plus 2.0 com transmissão de dupla embreagem de seis velocidades sai por R$ 78.900.

    A versão Titanium 2.0 AT custa R$ 86.900,00 e conta com airbags de cortina, chave com sensor de presença, sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch e Sony Premium Sound.

    A topo de linha Titanium Plus 2.0 AT vem com assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico, tudo por R$ 95.900.

    Publicado em 30/06/2015

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