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  • Alterações no design e leves mudanças mecânicas, além de preços ligeiramente rebaixados, são as armas da Renault para tentar manter o bom posicionamento do Duster no segmento dos SUVs urbanos, cada vez mais disputado
  • Por Jorge Meditsch

    Sucesso de vendas da Renault brasileira, o Duster passou por alguns retoques para enfrentar a acirrada concorrência que se arma no segmento dos utilitários esportivos urbanos. Apesar de esperar uma queda de vendas compatível com a recessão geral do mercado automotivo, a Renault quer manter a participação de seu carro no segmento, uma meta ambiciosa ante a entrada de vários concorrentes na disputa pelos compradores.

    As principais mudanças do Duster concentram-se no design: ele traz novos para-choques, uma nova barra no teto, mais visível, e novas rodas. Os faróis dianteiros mudaram bastante e as novas lanternas traseiras são em LEDs.

    O interior também mudou, com alterações dependendo das versões. Houve uma melhora nos materiais, que estão mais suaves ao toque nas portas e nos bancos. O painel central tem acabamento preto brilhante e o painel de instrumentos, sem mudanças, ganhou nova iluminação.

    Onde é mais fácil mexer, na área eletrônica, o Duster traz uma evolução do sistema Media NAV que, em algumas cidades, dá acesso a informações de trânsito em tempo real. Ele também permite acessar mídias sociais por meio de smartfones.

    Um detalhe importante: apesar das mudanças, a Renault conseguiu reduzir ligeiramente os preços. Viva a concorrência!

    Tamanho é documento

    Uma das vantagens competitivas do Duster é seu porte imponente, que não fica apenas no visual. O modelo da Renault oferece mais espaço para os ocupantes que a maior parte dos competidores, além de um bom compartimento de bagagem – ponto crítico em muitos SUVs urbanos derivados de automóveis de passageiros. São 475 litros de espaço.

    A acomodação para o motorista é bastante boa. Percorremos um bom trecho de estrada com a versão topo de linha, o Dynamique 2.0 4x4, cheio de curvas e lombadas sucessivas que, embora irritantes, mostraram que o motor de dois litros é bom nas retomadas de velocidade. O motor, aliás, ganhou 6 cv e agora tem 148 cv de potência máxima (com álcool). O câmbio de seis marchas é competente e preciso – a sexta marcha é útil apenas na estrada, em terrenos planos. A suspensão, firme nas curvas apesar da altura do carro, filtra bastante bem as irregularidades do piso.

    Apesar de apto a enfrentar terrenos não muito amigáveis, o Duster exige habilidade do motorista em situações radicais. Ele não conta com as facilidades eletrônicas dos SUVs mais caros

    Uma característica do Duster, em todas as suas versões, são os amplos ângulos de entrada e saída (30º e 34,5º) e a altura livre de 21 cm do piso. Isto permite que ele supere irregularidades do terreno com desenvoltura. A operação em situações mais extremas é facilitada pelo engate permanente da tração 4x4 e bloqueio do diferencial central, executada através de um botão no painel.

    Apesar de ter uma capacidade razoável para enfrentar trilhas com subidas e descidas íngremes, além de valetas e alguma lama, o Duster não oferece as facilidades eletrônicas encontradas em SUVs de maior preço. Ele exige alguma perícia do condutor – o que pode tornar a aventura mais empolgante ou arriscada, conforme o caso. Um dos desafios é gerado pelo motor, que tem torque máximo em rotação algo elevada e exige ser mantido pelo menos a 3 mil rpm para superar subidas mais acentuadas. É bom lembrar que a versão 4x4 é oferecida apenas com câmbio manual.

    VERSÕES E PREÇOS

    Expression 1.6 16V câmbio manual - R$ 62.990

    Dynamique 1.6 16V câmbio manual - R$ 67.990

    Dynamique 2.0 16V câmbio manual - R$ 72.990

    Dynamique 2.0 16Vcâmbio automático - R$ 75.990

    Dynamique 2.0 16V 4x4 câmbio manual - R$ 78.490

    Publicado em 07/04/2015

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