O Novo Versa traz duas novidades principais. A primeira é ser brasileiro: apesar da Nissan continuar a apresenta-lo como japonês, o sedã agora é produzido em Resende, no estado do Rio de Janeiro. A segunda é o novo motor 1,0 litro de três cilindros, mais um no mercado a mostrar que esta configuração, mais leve e mais compacta, é uma tendência irreversível.
O modelo tem outras mudanças em relação à versão anterior, o “japonês” feito no México. Passou por mudanças de design internas e externas, e ganhou novos equipamentos de conectividade e segurança. O sedã agora passa a ser oferecido em cinco versões: 1.0, 1.0 S, 1.6 SV, 1.6 SL e 1.6 Unique. Os preços vão de R$ 41.990 a R$ 54.990.
Conservador, como a maioria dos sedãs de seu porte, o design do Novo Versa traz na dianteira uma nota dissonante, a grade cromada com estilo “Jaspion” e os faróis exageradamente avantajados. Segundo a fábrica, a ideia dos designers foi dar ao modelo uma presença forte e mais contemporânea. O resultado ficou um tanto esquisito, mas há quem goste.
Por dentro
Dependendo da versão, o Novo Versa traz uma variedade de materiais de forração para os bancos: tecido, camurça ou couro. O console pode ter, como opção, acabamento em Piano Black (preto polido) e as portas têm forração em tecido. O volante pode ser forrado com couro.
Uma característica do Novo Versa é não derivar totalmente de um modelo hatch, como a maioria de seus concorrentes. Isto ajudou a criar uma cabine com conforto bastante razoável para o tamanho exterior do carro, inclusive quanto ao espaço no banco traseiro. Os bancos são confortáveis e o do motorista possui um amplo ajuste de altura. Um item de conforto importante é a abertura do tanque de combustível por uma alavanca no painel, disponível em todas as versões, da mesma forma que o ajuste de altura da coluna de direção. O porta-malas tem capacidade de 460 litros e bom acesso.
Rodando
Na vida prática, o novo motor 1.0, uma derivação abrasileirada do 1,2 litro que a Nissan disponibiliza no exterior, mostrou-se uma boa opção para o uso urbano, sobretudo para quem costuma rodar sem lotação completa. Ele disponibiliza 77 cv tanto com gasolina quanto com álcool e 10 kgfm de torque. Mas, mesmo com tecnologia bastante avançada – só falta mesmo injeção direta de combustível – o motor mostra suas limitações na estrada, onde o motorista precisa trabalhar bastante com o câmbio para manter a velocidade em subidas e, principalmente, quando uma ultrapassagem for necessária.
Como toda a nova geração de motores bicombustíveis nacionais, ele traz sistema de partida a frio sem tanque de gasolina, eliminando uma preocupação na vida dos motoristas (manter o reservatório cheio). O sistema utiliza velas aquecedoras na galeria do combustível (de ferro).
O Versa é estável nas curvas, embora não convide a uma direção mais esportiva. A suspensão é também razoavelmente confortável nas ondulações do asfalto típicas de nossas cidades. A direção elétrica é precisa nas velocidades mais altas e leve nas manobras de estacionamento.
Quem pretende viajar com frequência do o carro, levando a família, deve optar, se o orçamento permitir, por uma das versões 1.6 Afinal, 111 cv são bem mais eu 77 e o torque de 15,1 kgm é 50% maior do que o do motor 1.0. O motor maior não transforma o Versa num foguete, mas torna a viagem mais confortável e segura. Vale a pena gastar um pouco mais.
Informação e entretenimento
A versão Unique traz a novidade do sistema NissanConnect para utilização de aplicativos de telefones celulares e interação com Facebook, Google e outros recursos. O carro também tem comandos de som e do sistema Bluetooth no volante, ar-condicionado digital, sistema de navegação por GPS integrado ao painele câmera traseira (opcional). O sistema de áudio tem rádio, CD player com funções para MP3, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/ iPod, conector USB e quatro alto-falantes.
Na versão 1.6 Unique o carro tem tela de 5.8 polegadas sensível ao toque e comandos de voz em português.
Versões e preços
1.0 (R$ 41.990)
Motor 3 cilindros, 1.0 12V 77 cv
Direção elétrica progressiva
Bancos do motorista com tecnologia “Comfort Seat” e regulagem de altura
Freios com sistema antitravamento ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
Computador de bordo
Abertura interna do tanque de combustível
Acabamento dos bancos em tecido
Ar quente
Ar-condicionado
Ajuste de altura da coluna da direção
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Retrovisores externos com regulagem elétrica
Rodas de aço aro 15 com calotas (Pneus Continental ContiPower 185/65 R15)
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga
Cintos de segurança traseiros laterais retráteis de 3 pontos e central fixo de 2 pontos
1.0 S (R$ 44.990)
Todos os itens da versão 1.0, mais:
Rádio CD Player com função RDS, entrada auxiliar para MP3 player/iPod, conexão USB e quatro alto-falantes
Comando de áudio e telefone (conexão via Bluetooth® Streaming) com comandos no volante
Rodas de liga leve aro 15 (Pneus Continental ContiPower 185/65 R15)
1.6 SV (R$ 46.490)
Todos os itens da versão 1.0 S (menos rodas de liga), mais:
Abertura interna do porta-malas
Botão cromado da alavanca do freio de mão
Maçanetas internas cromadas
Alças de segurança no teto para o passageiro do banco dianteiro e passageiros traseiros
Painel de instrumentos “Fine Vision”
Rodas de aço 15 (Pneus Continental ContiPower 185/65 R15) com calotas
Spots de leitura para motorista e passageiro dianteiro
Quatro porta-copos (2 dianteiros, 2 traseiros, além de 2 porta-garrafas dianteiros)
Porta-malas com iluminação
1.6 SL (R$ 49.490)
Tudo da versão 1.6 SV, mais:
Acabamento dos bancos em camurça
Banco traseiro rebatível
Vidros traseiros com acionamento elétrico
Acabamento em prata na manopla
Moldura cromada nas janelas
Revestimento das portas em tecido
Rodas de liga leve aro 15 (Pneus Continental ContiPower 185/65 R15)
Cintos de segurança traseiros laterais e central retráteis de três pontos
1.6 UNIQUE (R$ 54.990)
Acabamento Piano Black no painel central
Maçanetas externas e friso do porta-malas cromados
Ar-condicionado automático digital
Rádio CD Player com MP3 com display 5.8 polegadas colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/iPod, conector USB e quatro alto-falantes
Câmera traseira com imagem integrada à tela do rádio
Sistema de navegação integrado ao painel com NissanConnect™
Rodas de liga leve de 16” com acabamento Inner Black (Pneus Continental ContiPower 195/55 R16)
Faróis de neblina com acabamento cromado
Limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável
Pontos de ancoragem para cadeiras infantis (Isofix e LATCH)
Revestimento do volante, manopla do câmbio, bancos e portas de couro
Retrovisores externos rebatíveis com luzes indicadoras
Publicado em 30/03/2015
divulgação -