Home > Autoavaliação > Novo Versa: naturalizado e com novidades
  • Autoavaliação
  • Novo Versa: naturalizado e com novidades
  • Agora fabricado no Brasil, o sedã compacto nipo-fluminense tem novidades de estilo e um novo motor 1.0 com três cilindros
  • Por Jorge Meditsch

    O Novo Versa traz duas novidades principais. A primeira é ser brasileiro: apesar da Nissan continuar a apresenta-lo como japonês, o sedã agora é produzido em Resende, no estado do Rio de Janeiro. A segunda é o novo motor 1,0 litro de três cilindros, mais um no mercado a mostrar que esta configuração, mais leve e mais compacta, é uma tendência irreversível.

    O modelo tem outras mudanças em relação à versão anterior, o “japonês” feito no México. Passou por mudanças de design internas e externas, e ganhou novos equipamentos de conectividade e segurança. O sedã agora passa a ser oferecido em cinco versões: 1.0, 1.0 S, 1.6 SV, 1.6 SL e 1.6 Unique. Os preços vão de R$ 41.990 a R$ 54.990.

    Conservador, como a maioria dos sedãs de seu porte, o design do Novo Versa traz na dianteira uma nota dissonante, a grade cromada com estilo “Jaspion” e os faróis exageradamente avantajados. Segundo a fábrica, a ideia dos designers foi dar ao modelo uma presença forte e mais contemporânea. O resultado ficou um tanto esquisito, mas há quem goste.

    Por dentro

    Dependendo da versão, o Novo Versa traz uma variedade de materiais de forração para os bancos: tecido, camurça ou couro. O console pode ter, como opção, acabamento em Piano Black (preto polido) e as portas têm forração em tecido. O volante pode ser forrado com couro.

    Uma característica do Novo Versa é não derivar totalmente de um modelo hatch, como a maioria de seus concorrentes. Isto ajudou a criar uma cabine com conforto bastante razoável para o tamanho exterior do carro, inclusive quanto ao espaço no banco traseiro. Os bancos são confortáveis e o do motorista possui um amplo ajuste de altura. Um item de conforto importante é a abertura do tanque de combustível por uma alavanca no painel, disponível em todas as versões, da mesma forma que o ajuste de altura da coluna de direção. O porta-malas tem capacidade de 460 litros e bom acesso.

    Rodando

    Na vida prática, o novo motor 1.0, uma derivação abrasileirada do 1,2 litro que a Nissan disponibiliza no exterior, mostrou-se uma boa opção para o uso urbano, sobretudo para quem costuma rodar sem lotação completa. Ele disponibiliza 77 cv tanto com gasolina quanto com álcool e 10 kgfm de torque. Mas, mesmo com tecnologia bastante avançada – só falta mesmo injeção direta de combustível – o motor mostra suas limitações na estrada, onde o motorista precisa trabalhar bastante com o câmbio para manter a velocidade em subidas e, principalmente, quando uma ultrapassagem for necessária.

    Como toda a nova geração de motores bicombustíveis nacionais, ele traz sistema de partida a frio sem tanque de gasolina, eliminando uma preocupação na vida dos motoristas (manter o reservatório cheio). O sistema utiliza velas aquecedoras na galeria do combustível (de ferro).

    O Versa é estável nas curvas, embora não convide a uma direção mais esportiva. A suspensão é também razoavelmente confortável nas ondulações do asfalto típicas de nossas cidades. A direção elétrica é precisa nas velocidades mais altas e leve nas manobras de estacionamento.

    Quem pretende viajar com frequência do o carro, levando a família, deve optar, se o orçamento permitir, por uma das versões 1.6 Afinal, 111 cv são bem mais eu 77 e o torque de 15,1 kgm é 50% maior do que o do motor 1.0. O motor maior não transforma o Versa num foguete, mas torna a viagem mais confortável e segura. Vale a pena gastar um pouco mais.

    Informação e entretenimento

    A versão Unique traz a novidade do sistema NissanConnect para utilização de aplicativos de telefones celulares e interação com Facebook, Google e outros recursos. O carro também tem comandos de som e do sistema Bluetooth no volante, ar-condicionado digital, sistema de navegação por GPS integrado ao painele câmera traseira (opcional). O sistema de áudio tem rádio, CD player com funções para MP3, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/ iPod, conector USB e quatro alto-falantes.

    Na versão 1.6 Unique o carro tem tela de 5.8 polegadas sensível ao toque e comandos de voz em português.

    Versões e preços

    1.0 (R$ 41.990)

     Motor 3 cilindros, 1.0 12V 77 cv

     Direção elétrica progressiva

     Bancos do motorista com tecnologia “Comfort Seat” e regulagem de altura

     Freios com sistema antitravamento ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)

     Computador de bordo

     Abertura interna do tanque de combustível

     Acabamento dos bancos em tecido

     Ar quente

     Ar-condicionado

     Ajuste de altura da coluna da direção

     Desembaçador do vidro traseiro com temporizador

     Retrovisores externos com regulagem elétrica

     Rodas de aço aro 15 com calotas (Pneus Continental ContiPower 185/65 R15)

     Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga

     Cintos de segurança traseiros laterais retráteis de 3 pontos e central fixo de 2 pontos

    Quem costuma viajar com a família de considerar a compra de uma das versões 1.6. Na estrada, a diferença de comportamento entre os dois motores disponíveis é bem grande

    1.0 S (R$ 44.990)

    Todos os itens da versão 1.0, mais:

     Rádio CD Player com função RDS, entrada auxiliar para MP3 player/iPod, conexão USB e quatro alto-falantes

     Comando de áudio e telefone (conexão via Bluetooth® Streaming) com comandos no volante

     Rodas de liga leve aro 15 (Pneus Continental ContiPower 185/65 R15)

    1.6 SV (R$ 46.490)

    Todos os itens da versão 1.0 S (menos rodas de liga), mais:

     Abertura interna do porta-malas

     Botão cromado da alavanca do freio de mão

     Maçanetas internas cromadas

     Alças de segurança no teto para o passageiro do banco dianteiro e passageiros traseiros

     Painel de instrumentos “Fine Vision”

     Rodas de aço 15 (Pneus Continental ContiPower 185/65 R15) com calotas

     Spots de leitura para motorista e passageiro dianteiro

     Quatro porta-copos (2 dianteiros, 2 traseiros, além de 2 porta-garrafas dianteiros)

     Porta-malas com iluminação

    1.6 SL (R$ 49.490)

    Tudo da versão 1.6 SV, mais:

     Acabamento dos bancos em camurça

     Banco traseiro rebatível

     Vidros traseiros com acionamento elétrico

     Acabamento em prata na manopla

     Moldura cromada nas janelas

     Revestimento das portas em tecido

     Rodas de liga leve aro 15 (Pneus Continental ContiPower 185/65 R15)

     Cintos de segurança traseiros laterais e central retráteis de três pontos

    1.6 UNIQUE (R$ 54.990)

     Acabamento Piano Black no painel central

     Maçanetas externas e friso do porta-malas cromados

     Ar-condicionado automático digital

     Rádio CD Player com MP3 com display 5.8 polegadas colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/iPod, conector USB e quatro alto-falantes

     Câmera traseira com imagem integrada à tela do rádio

     Sistema de navegação integrado ao painel com NissanConnect™

     Rodas de liga leve de 16” com acabamento Inner Black (Pneus Continental ContiPower 195/55 R16)

     Faróis de neblina com acabamento cromado

     Limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável

     Pontos de ancoragem para cadeiras infantis (Isofix e LATCH)

     Revestimento do volante, manopla do câmbio, bancos e portas de couro

     Retrovisores externos rebatíveis com luzes indicadoras

    Publicado em 30/03/2015

    divulgação -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados